Por Júlia Leiva Costa.
Escolher o tema do Trabalho de Conclusão de Curso não é tarefa fácil, mas a estudante de Jornalismo da PUC Goiás, Maylanne de Araújo Teixeira, encontrou uma fórmula que deu a ela segurança: optar por um assunto com o qual já tinha familiaridade. Inquieta com o tema escolhido anteriormente, jornalismo político, ela foi auxiliada por sua orientadora do TCC, a professora Carolina Zafino, a encontrar um caminho mais seguro, que Maylanne descreve como “um tema que estava estampado na cara”.
Foi neste momento que teve início o longo período de dedicação para apresentar à banca o TCC “Amor & Rédeas: Comunicação e Jornalismo Rural em Mídias Sociais”. Ao explicar a ligação com o tema escolhido, Maylanne revelou que andou a cavalo antes mesmo de dar os primeiros passos. “Meu avô tem uma fazenda no interior e eu cresci indo para lá. Montei a cavalo pela primeira vez aos 6 meses, no colo do meu avô e dei meus primeiros passos com 1 aninho. Isso significa que andei a cavalo antes mesmo de começar a andar”, contou orgulhosa.
Apesar da familiaridade com o tema, Maylanne teve dificuldade para fazer pesquisas, entrevistas, edições, posts e redigir o texto final em um curto espaço de tempo. A futura jornalista se lembra de ter se dedicado a inúmeras edições. “Foram três semanas fazendo ajustes e uma semana repassando tudo”, explicou.
Maylanne também ponderou que existem muitos conteúdos sobre o meio rural de autoria de veterinários, zootecnistas, biólogos, mas faltam conteúdos sobre jornalismo voltado para a área. Para driblar a dificuldade, a estudante afirmou que contou com a ajuda essencial da professora Carolina Zafino. “Eu tive uma excelente orientadora, ela me ajudou muito”, disse Maylanne.
O trabalho apresenta vídeos, cards, fotos e informações raças de cavalos brasileiras, cavalos militares, reprodução e castração de cavalos, alimentação, genética e morfologia dos cavalos, equoterapia, estabulagem, casqueamento e equitação. A banca será realizada hoje (12/12), às 18h45, na sala 102 B. Não perca!