Amanda Galdino
A Jornada da Cidadania acontece nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 8h às 17h, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, câmpus II, com o intuito social de atender diversas áreas que abrangem necessidades básicas do dia a dia da comunidade. O evento se divide em diversas estações: a Estação da Saúde, da Saúde Animal, a Estação Jurídica, a Estação Gourmet, a Estação das Profissões, a Estação PUC Idiomas, a Estação da Beleza, a Estação de Empreendedorismo e Negócios, a Estação de Arte e Tecnologia, a Estação da Comunicação, o Parque da Criança, a Estação do Conhecimento e a Estação Cerrado.
O Vapt Vupt, a Secretaria de Desenvolvimento Social, a Secretaria da Retomada, o Detran, a Secretaria Municipal de Mobilidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, a Organização das Voluntárias de Goiás, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Agência Municipal do Meio Ambiente também estão presentes no evento.
Na Estação de Empreendedorismo e Negócios, o gerente executivo do INSS, Wirley Castro Vargas, esclarece que a equipe está à disposição para auxiliar os cidadãos, com ênfase na população mais carente que tem passado por dificuldade com acesso após a transformação digital que vem acontecendo dentro do INSS desde 2018. “A finalidade é levar o INSS a quem está precisando deste serviço”, destaca o gerente. O aconselhamento e a disseminação da informação são algumas das tarefas da instituição dentro do evento.
Os serviços que serão prestados até o fim do evento são a orientação e o requerimento de benefício do INSS. Na Estação, os colaboradores podem acessar o sistema para formalizar o requerimento. O público que mais busca atendimento do serviço são as pessoas acima de 60 anos. Os outros casos são os relacionados ao auxílio-doença, quando o trabalhador está incapacitado de realizar suas atividades cotidianas no trabalho e precisam se afastar.