quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
InicialReportagens

Segunda Mostra Audiovisual da PUC Goiás aborda o Cerrado e a diversidade brasileira

A apresentação foi realizada na Escola de Direito, Negócios e Comunicação da PUC Goiás (Campus 5). Foto: Sarah Marques

Por Sarah Marques 

Os cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) realizaram a segunda Mostra Audiovisual, no X Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), no dia 16 de outubro. Nessa edição, o tema foi “EcoVisões: Narrativas audiovisuais sobre o Cerrado e a diversidade brasileira”. O professor Murilo Berardo mediou o bate-papo entre os cineastas Danilo Kamenach e Uliana Duarte. 

Danilo é diretor de cena, produtor executivo e roteirista da KAM Filmes, uma produtora audiovisual regional. Ele apresentou algumas produções realizadas pela empresa sobre a temática do meio ambiente. Confira: 

Filme: Amanajé  “O mensageiro do futuro” – trailer  

Enel Green Power – Webserie Espalhe a energia  

Saneago: 1ª Expedição Científica a do Ribeirão Santa Maria  

Danilo enfatizou a importância dos comunicadores na era da pós-verdade. “É preciso nos conscientizarmos, comunicadores desse tema, porque somos formadores de opinião”, destacou o diretor. 

Uliana Duarte foi outra cineasta que compôs a mesa de conversa. Para destacar a temática do cerrado e suas belezas, foi apresentado o curta-metragem “Teia do cerrado” , produzido por Uliana em 2009. 

Ela ressaltou a gravidade da devastação da Chapada dos Veadeiros. “Tem cachoeira que não existe mais, rios que não existem mais”, reforçou Uliana, que, desde 2008, visita o local com frequência. 

liana é Doutora em Arte e Cultura visual, Mestre em Gestão de Patrimônio Cultural e fundadora da Nonanuvens filmes, produtora de documentários.

Fashion Film 

O segundo momento da mostra audiovisual foi destinado à apresentação das produções dos alunos de Publicidade e Propaganda. O tema central dos trabalhos foi “Moda e sustentabilidade”, com a supervisão da professora Patrícia Quitero. 

Estudante do 2º semestre de Publicidade e Propaganda, Giovanna Costa Neves avaliou a experiência como desafiadora, mas todos conseguiram mostrar a sua visão sobre o cerrado. “Com o tema do meio ambiente podemos falar de várias coisas de formas diferentes”, afirmou a estudante. 

O professor e doutor Murilo Berardo, um dos organizadores do evento, explicou a proposta da mostra. “Produzir conteúdo relacionando à temática do Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás deste ano, que são os biomas, os povos tradicionais e toda essa inspiração, especialmente do nosso cerrado. Os alunos customizaram os looks, fizeram as produções fotográficas e relacionaram a temática dos fashion films à sustentabilidade, ao posicionamento de marcas”. 

Viralização 

Além das produções, o estudante de Jornalismo Enzo Carmignolli apresentou um vídeo sobre o furacão Milton, produzido por ele, que recebeu mais de 1.4 milhões de visualizações no TikTok. 

Na publicação, Enzo alerta sobre a importância de buscar fontes confiáveis para se acompanhar a tragédia em tempo real e se informar sobre o assunto. Ele disse que recebeu apoio, mas também muitas críticas e ameaças por ter apontado apenas veículos da mídia hegemônica como fontes.   

Bioma Cerrado 

Considerado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o segundo maior bioma do Brasil, o cerrado abrange 13 Estados brasileiros, com área de aproximadamente 200 milhões de hectares. 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, as terras do cerrado não possuem a devida proteção. “O Bioma apresenta 8,21% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação; desse total, 2,85% são unidades de conservação de proteção integral e 5,36% de unidades de conservação de uso sustentável, incluindo RPPNs (0,07%)”, aponta o artigo publicado pelo Ministério. 

O que é o Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás? 

O Congresso reúne seminários, fóruns, apresentações de trabalhos, exposições, conferências, simpósios e outras reuniões para tratarem de um tema proposto pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Nesta décima edição, o tema do evento é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. A programação começou na segunda-feira (14/10) e vai até dia 19 de outubro. As apresentações estão ocorrendo de forma híbrida, presencial pelo YouTube da PUC Goiás e em salas do Microsoft Teams. 

Todas as informações do evento estão no site da PUC Goiás.