quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
InicialReportagens

Renata Vieira destaca a construção de reputação no trabalho de assessoria

Depois da faculdade precisou de muita determinação e estudo pessoal para aprender a fazer jornalismo.

Renata Vieira, sócia da Kasane Comunicação

Por Ana Clara Collet

Ter a oportunidade de conversar e escutar sobre as experiências de uma profissional ajuda os alunos a visualizarem um direcionamento para as carreiras futuras. Foi o que aconteceu durante a aula de Assessoria de Comunicação, onde os estudantes receberam a jornalista Renata Vieira para um bate-papo. Renata contou como conseguiu construir a sua trajetória na profissão, e ainda compartilhou os maiores “cases” de sucesso e desafios, dentro do mundo da assessoria. Um dos trabalhos que se destacam na empresa é a construção de imagem.

Renata esteve com os acadêmicos do curso de Jornalismo da PUC Goiás no dia 22 de novembro, no Campus V para falar sobre o tema “Desafios da assessoria de comunicação na contemporaneidade”. Os alunos participaram ativamente, com perguntas e comentários sobre as diversas tarefas desafiadoras de uma assessoria.

Jornalismo

Aos 19 anos, e ainda sem uma formação em jornalismo, Renata começou sua carreira como âncora na TV Globo Minas, em Belo Horizonte, e após 7 anos se mudou para Goiânia, sendo contratada pela TV anhanguera, afiliada da Rede Globo, onde trabalhou por mais 6 anos. Ela conta que o jornalismo surgiu por acaso na vida dela, mas que após um tempo, ela buscou uma oportunidade dentro daquilo que ela sabia fazer, e se aperfeiçoando, se encontrou no ramo da assessoria.

“Tenho muito orgulho dos cases que a gente construiu”, relata a jornalista, que junto com a sua sócia Ana Paula Ramos, fundou e desenvolveu a empresa Kasane Comunicação há 17 anos. Atualmente, a Kasane é uma agência completa, que se preocupa muito além do “relacionamento com a imprensa”, e ao total são 25 clientes, entre eles a Equatorial, Unimed Goiânia, Bounganville Shopping, e muitos outros nichos de empresas.

A empresa conta com 25 funcionários mais terceirizados. Dentre eles, 14 são jornalistas, que trabalham com a ideologia de reputação, algo que a Kasane desenvolveu anos para conquistar. Segundo Renata, a construção da reputação segue os pilares de correção extrema, precisão e resultados.

“A capacidade de trabalhar em equipe, uma boa articulação, e pensamento estratégico são essenciais”, aconselha a assessora aos alunos, que complementa ao dizer que sua base teórica, construída com muita leitura durante a universidade, foi também fundamental para se destacar na profissão.

Renata, além de compartilhar sobre sua empresa, conseguiu escutar todas as dúvidas dos futuros jornalistas e alertar sobre os diversos questionamentos. Explicou que a maioria das crises de imagem nasce no ambiente digital, um “ambiente” de muito uso entre os jovens. Além dos diversos conselhos, ela finaliza a conversa falando sobre a “visão ampla de comunicação”, que os estudantes de jornalismo devem construir durante os anos de graduação.