quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Reportagens

RBD: a banda que conquistou o mundo

A banda mexicana RBD é um sucesso ao redor do mundo e marcou uma geração inteira com suas músicas e coreografias contagiantes!

Banda RDB. Foto: reprodução

Por Emanuelle Mattos, Gabriela Rezende, Kézia Pimentel e Maria Clara Cunha.

O jornalista Gustavo Cruz é um grande fã de RBD e os acompanha desde os 5 anos de idade, conheceu a banda através do irmão mais velho que assistia a novela junto com os amigos da escola. Ao saber do retorno aos palcos, ele não perdeu tempo: colou sua estrela na testa e garantiu ingresso para assistir a 4 shows do grupo no Brasil, os quais aconteceram nos dias 10 a 19 de novembro de 2023.

“Eu tive a oportunidade de ir no show deles em Goiânia, em 2006. Eu ainda era muito pequeno, tinha apenas 7 anos de idade. Depois eu fui ao show em Brasília, que foi de graça […], eu me lembro de flashs. Hoje poder ir ao show deles, já como um adulto, além de uma realização pessoal, é um sonho realizado, porque hoje eu tenho consciência e sei que esses momentos vão ficar guardados na memória pra sempre”, disse Gustavo.

“Minha música favorita da banda se chama “Inalcanzable”. Ela sempre esteve presente em todos os momentos difíceis da minha vida. […], eu acreditava que esse sonho de ver o RBD novamente, de eles voltarem para os palcos, era inalcançável. […].  Então eu acho que essa música significa muito pra mim, porque esse sonho de ver o RBD não é mais inalcançável.”

Ao longo dos anos, o fã conseguiu reunir vários itens da banda. Agora, com o retorno do grupo, Gustavo conseguiu comprar itens que ainda não tinha e tornar sua coleção ainda mais completa.

“Por incrível que pareça, o que mais sou apegado é o microfone da Anahi, […], pra mim, ele significa muita coisa, ele está presente na minha vida desde que eu era criança, […] então toda vez que eu pego ele me dá muita nostalgia.”

Objetos do RBD colecionados por Gustavo, ao fundo a música favorita do jornalista.

A estudante de Jornalismo, Emanuelle Mattos, conta sua história com a banda. “Desde que me entendo por gente vejo minha irmã e as amigas assistindo aos shows da banda. Eu costumava ir até a locadora de filmes e alugar vários DVDs da novela para assistir no final de semana, usava o uniforme, pegava meu microfone de brinquedo e subia no sofá que se fosse a própria Roberta Prado!

O RBD faz parte da minha vida desde o começo, mas quando comecei a entender o que realmente era a banda eles já estavam separados. Conseguir participar de um show foi uma realização pessoal, um desejo que tenho desde o começo da vida, a melhor experiência da minha vida”, avalia Emanuelle.

Emanuelle Mattos no show do RBD em São Paulo. Foto: reprodução.

2004: o início

RDB é um grupo musical mexicano que surgiu da novela exibida entre 2004 e 2006. A trama contava a história de seis adolescentes que estudavam no colégio Elite Way Schooll e formaram uma banda para expressar seus sentimentos.

A novela foi um sucesso de audiência no México e em vários países do mundo, sendo dublada em mais de 15 idiomas. Os integrantes da banda eram Anahí, Alfonso Herrera, Christian Chávez, Christopher Uckermann, Dulce María e Maite Perroni.

A banda também ganhou popularidade com suas músicas pop, que misturavam elementos de rock, R&B e dance. O primeiro álbum do grupo, Rebelde, foi lançado em 2004 e vendeu mais de 2 milhões de cópias no mundo. O álbum continha hits como Rebelde, Sálvame, Sólo Quédate en Silencio e Enséñame.

2005-2006: a consagração

Em 2005, o grupo lançou seu segundo álbum, Nuestro Amor, que recebeu uma indicação ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop por um Grupo ou Dupla. Nesse ano foi realizada a primeira turnê internacional, Tour Generación RBD, que passou por mais de 10 países e reuniu mais de um milhão de espectadores.

No ano seguinte, veio o terceiro álbum, Celestial, primeiro a ser gravado em inglês e espanhol. O álbum vendeu mais de 2 milhões de cópias e teve canções como Ser o Parecer, Celestial e Tu Amor. Além disso, o grupo também lançou seu primeiro filme, Rebelde: La Película, que mostrava os bastidores da turnê pelo Brasil.

Banda RBD (Rebelde). Foto: reprodução.

2007-2008: o auge

Em 2007, no quarto álbum, Empezar Desde Cero, O RBD recebeu outra indicação ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop por um Grupo ou Dupla. Começaram a segunda turnê internacional, Tour Celestial 2007 Hecho en España, que passou por mais de 20 países, reunindo mais de 2 milhões de fãs.

Já em 2008, o grupo lançou seu quinto e último álbum de estúdio, Para Olvidarte de Mí, uma coletânea de seus maiores sucessos com algumas faixas inéditas. O álbum vendeu mais de meio milhão de cópias e, nesse mesmo ano, o grupo anunciou sua separação após quatro brilhantes anos de carreira e mais de 15 milhões de discos vendidos. O último show aconteceu em 21 de dezembro de 2008 em Madrid, na Espanha.

2020: o reencontro

Após 12 anos do fim da banda, os integrantes do RBD se reuniram novamente para a gravação de uma live especial chamada Ser o Parecer: The Global Virtual Union, em 26 de dezembro de 2020.  A live teve a participação de Anahí, Christian Chávez, Christopher Uckermann e Maite Perroni, que cantaram os maiores sucessos da banda para mais de 300 mil telespectadores. Alfonso Herrera e Dulce María não participaram da live por motivos pessoais, mas enviaram mensagens de apoio aos seus ex-companheiros.

O reencontro foi um sucesso e gerou grande repercussão nas redes sociais. Os fãs do grupo ficaram emocionados ao ver seus ídolos juntos novamente e pediram por mais shows. Além disso, a transmissão também arrecadou fundos para diversas instituições de caridade que ajudam pessoas afetadas pela pandemia.

2023: a volta

Em janeiro de 2023, o grupo surpreendeu seus fãs ao anunciar sua volta aos palcos com uma nova turnê mundial chamada Soy Rebelde Tour, que teve início em setembro de 2023. O comeback conta com a presença de cinco integrantes do grupo, exceto Alfonso Herrera, que decidiu não participar por estar focado em sua carreira como ator.

A turnê reuniu milhões de fãs no mundo todo, que foram tomados pela nostalgia. O Brasil foi um dos destinos, com shows em São Paulo e no Rio de Janeiro nos dias 10 a 19 de novembro de 2023. Além disso, o país foi o único lugar a ter 4 shows extras devido à popularidade do grupo entre os brasileiros!