terça-feira, 22 de outubro de 2024

Rádio é consumido por 83% da população em 13 regiões do Brasil

Rádio retrô - Foto: Manfred Richter por Pixabay

Estudo feito pela Kantar Ibope Media demostra que, apesar das transformações sofridas com o passar dos anos, o veículo continua sendo companheiro do ouvinte.

Por Clarice Ferraz

O rádio foi criado em 1896 e, desde então, é utilizado no mundo todo. Mas, com a chegada da internet, o veículo convencional deu lugar ao on-line. De acordo com a pesquisa da Kantar Ibope Media, o Inside Rádio 2022, que mede o consumo no Brasil, mostrou que aproximadamente de 7,4 milhões de pessoas escutam o meio na web.

O comportamento do usuário está mudando, ainda assim o radinho não deixou de ser usado, como afirma a professora de comunicação em rádio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Denize Daudt. “Segundo as últimas pesquisas sobre o meio, essa ainda é a preferência de 80% do grupo pesquisado. Isso não quer dizer que outras formas, como acompanhar a programação pelo celular, não estejam aumentando. O acesso pela internet, nos últimos três anos, subiu 85%”.

O emissor busca sempre estar próximo do ouvinte. As pessoas que consomem o dispositivo procuram um amigo para todas as horas. “O rádio continua sendo aquele companheiro de muitos brasileiros. Isso se deve ao impacto da voz amiga do locutor, essa intimidade que o veículo proporciona e que é uma de suas principais características”, disse Denize Daudt.

De acordo com o Inside Rádio 2022, a porcentagem de pessoas que ouvem o veículo no carro saltou de 24%, em 2021, para 30%, em 2022. O ouvinte busca praticidade e, quando não tem tempo durante o dia a dia, é no trânsito que acompanha músicas e notícias. A estudante de Jornalismo, Nathany Nunes, confirma a estatística. ‘’Escuto mais frequentemente pelo rádio do carro, enquanto (estou) no trânsito. Poucas vezes de casa.”

A possibilidade de ouvir o aparelho realizando várias tarefas ao mesmo tempo permite que a audiência cresça. Com o passar do tempo continua sendo um aliado da população, principalmente para acompanhar notícias, como indica o estudo da Kantar Ibope Media, segundo o qual 57% dos brasileiros utilizam o meio para saber informações.