quarta-feira, 23 de outubro de 2024
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Publicidade é tema de abertura do 5º Circuito do Ciência em Casa

Rogerio Luiz Covaleski, Fellipe Rocha e Bruno Pompeu protagonizam debate a respeito do caminho da Publicidade

Foto: Divulgação

Para onde caminha a publicidade? As reflexões para as possíveis respostas do questionamento marcaram a palestra de abertura do 5º Circuito do Ciência em Casa, realizado na manhã desta terça-feira (2).

Com mediação da professora mestre Núbia Simão, os palestrantes Rogerio Luiz Covaleski, doutor em comunicação e semântica pela PUC SP; Fellipe Rocha, doutor em comunicação e especialista em marketing digital, e Bruno Pompeu, doutor e mestre em ciências da comunicação pela USP, discutiram o tema, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da PUC Goiás.

Rogério Covaléski, professor de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pernambuco, enfatizou que a publicidade tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas e está constantemente evoluindo e se adaptando às mudanças tecnológicas e culturais.

Segundo ele, a publicidade está presente em quase todos os lugares, desde outdoors e propagandas na televisão, até anúncios em mídias sociais e conteúdo patrocinado em blogs e sites. Ele ainda reforçou que 85% dos respondentes de uma enquete declararam que a criatividade centrada na sustentabilidade é um ponto crítico para esse fator.

Covaléski frisou que com a popularização da internet, a publicidade digital se tornou uma das principais formas de divulgação de marcas e produtos. Anúncios em plataformas de mídias sociais, como o Facebook, Instagram e Tik Tok, por exemplo, são uma das principais fontes de receita dessas empresas, segundo ele. Além disso, a publicidade está cada vez mais personalizada e direcionada para o público-alvo certo, graças ao uso de dados de comportamento de navegação e histórico de compras dos usuários.

Na sequência, o professor Fellipe Rocha ressaltou que há um contraste entre as técnicas fáceis e difíceis e que as áreas complexas da publicidade são mais divulgadas.

“As técnicas de publicidade difundidas são as mais complexas, enquanto as mais fáceis são silenciadas e a produção é menos acessível”. disse Fellipe.

Por último, o professor Bruno Pompeu ressaltou as teorias da publicidade como campo do conhecimento para desenvolver sua fala.

“A publicidade é objeto de estudo da comunicação. Em vários livros sobre teorias da comunicação, a publicidade é vista como um gênero ou uma modalidade comunicacional”, afirmou Pompeu.

Segundo o palestrante, a Publicidade é muito mais do que simplesmente fazer anúncios, mas é o que rege o mundo contemporâneo.

“A publicidade também pode encarnar a função de trazer novas pautas, de rever conceitos, de propor novos valores, de estabelecer novos padrões como seu papel e potência na sociedade”, pontuou Bruno.