Protagonismo é tema da abertura da Semana dos Povos Indígenas

Evento reúne professores, pesquisadores, povos indígenas e universitários de todo o estado de Goiás. Transmissão do evento é realizada pelo canal do Youtube da PUC Goiás.

Foto: reprodução/YouTube/PUC Goiás

Por Gabriella Mello, Gabriella Serrano, Júlia Leiva, Nívia Menegat e Victoria Vieira

A abertura da Semana dos Povos Indígenas 2023 reuniu na noite desta segunda-feira (17/3) professores, pesquisadores, povos indigenas e universitários de todo o estado de Goiás para discutir o tema Povos Originários: alteridade, violências e o protagonismo dos povos originários. Na ocasião, foi feita homenagem pelo centenário de Dom Tomás Balduíno, bispo emérito e grande defensor dos direitos humanos, da cultura, da educação e dos povos indígenas.

A mesa de abertura contou com a presença da pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da PUC Goiás, Priscila Valverde; da professora Maria Andréa Angelotti Carmo, representante do Instituto de História (INHIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); do coordenador do câmpus Sudoeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Roberto Barcelos Souza; coordenadora do Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, Cláudia Nunes; do professor Flávio Alves Barbosa, da UEG e membro da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil. O evento é organizado pelo Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPE) da PUC Goiás.

Maria Andréa Angelotti Carmo ressaltou a participação política de povos indígenas em postos de destaque e mencionou a programação do evento como uma partilha de conhecimento. Ela enfatizou que o protagonismo político indígena atual é fundamental para as lutas, para o reconhecimento de direitos e para a construção do respeito às culturas dos povos originários.

Professora Maria Andréa destaca importância do protagonismo político indígena.

Roberto Barcelos Souza argumentou sobre a relevância da comunidade acadêmica na junção e unidade de objetivos comuns que envolvam a comunidade indígena e relembrou a própria trajetória profissional. Ele elogiou a discussão sobre alteridade e a homenagem ao centenário de Dom Tomás Balduíno.

Professor Roberto reforça a importância do evento no fortalecimento da causa indígena.

Priscila Valverde destacou os problemas enfrentados pelos povos indígenas brasileiros, apontando que as últimas centenas de anos foram marcadas por diferentes formas de violência contra os povos originários. A pró-reitora reforçou o dever da sociedade diante da atual situação dos povos indígenas, trazendo a questão do protagonismo político.

Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa frisa importância da participação e a programação da semana.

A transmissão oficial do evento é realizada pelo canal do Youtube da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO). A programação conta com atividades presenciais.

Edição final: Carolina Zafino e Noêmia Félix da Silva
Editora Geral: Gabriella Serrano
Editor de Redes Sociais: Diego Augusto
Editora do texto: Gabriella Serrano
Repórteres: Gabriella Mello, Gabriella Serrano, Júlia Leiva, Nívia Menegat e Victoria Vieira.
Produção e edição de imagens: Gabriel Antônio Cabral, Giovana Cecília de Souza, Rízia Santos David.
Supervisão Geral: professora mestre Carolina Zafino, da disciplina de ciberjornalismo  e professora doutora Noêmia Félix da Silva, da disciplina de jornalismo científico e ambiental.