Ação estimula os moradores a tomarem medidas para conter o avanço da doença
Por Lara Fagundes
A prefeitura de Piracanjuba anunciou no dia 6 de março a promoção de uma campanha contra a água parada, em prol da eliminação de focos do Aedes aegypti. Usando o slogan “somos todos contra o mosquito da dengue”, a proposta é que a gestão da cidade e a população ajam juntos combatendo a doença, cujo casos crescem no atual período de chuva.
A campanha é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde, sob o comando do secretário Fernando Dias, e estimula os moradores a tomarem medidas que freiem o avanço da dengue. Redobrando a atenção aos fatores de risco, os responsáveis pela campanha alertam que o mosquito Aedes aegypti é também transmissor da Chikungunya e do Zika Vírus.
De acordo com a agente da vigilância sanitária, Elzione Oliveira, o número de criadouros do mosquito da dengue cresce exponencialmente na cidade nas épocas de calor e chuva, propícia para a reprodução do mesmo. Este crescimento resulta no aumento desenfreado dos casos da doença, superlotando o sistema de saúde, e, para freá-lo, é necessário que toda população colabore, reforçando os cuidados.
A enfermeira do Hospital Municipal de Piracanjuba Bethina Ferreira dá dicas para que cada um faça a sua parte e contribua com a luta contra a dengue. É necessário manter em dia a limpeza do seu quintal, e, caso tenha, piscina. Não deixar água parada em vasos, pneus, potes e tudo que possa propiciar a proliferação do Aedes aegypti. Também é válido ajudar seus vizinhos, orientando-os sobre a limpeza.