Por Geovana Ribeiro
O 23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor), promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), está com inscrições abertas para a submissão de pesquisas até 10 de março. Os trabalhos aprovados serão apresentados de forma presencial ou remota, nos dias 25 e 26 de abril.
Com o tema Ensino de Jornalismo e Educação midiática: princípios e práticas contra a desinformação, o encontro tem a finalidade de reunir professores, pesquisadores, profissionais e estudantes da área para refletir, trocar experiências e apresentar resultados de pesquisas sobre o ensino e a extensão na formação do jornalista.
A professora Tatiana de Carvalho Duarte (ECA-USP), vice-diretora científica da Abej, destaca a relevância do diálogo sobre o tema do encontro. “É muito importante que profissionais de jornalismo apresentem conceitos, metodologias e experiências práticas sobre como o jornalismo e a educação midiática podem se complementar e se fortalecer na promoção de uma cultura de informação crítica e democrática.”
Submissão de trabalhos
Os textos integrais podem ser submetidos no site do evento, nas modalidades comunicação científica ou relato de experiência, nos seguintes grupos temáticos:
• Grupo de Pesquisa Atividades de Extensão;
• Grupo de Pesquisa Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo;
• Grupo de Pesquisa Produção Científica;
• Grupo de Pesquisa Produção Laboratorial – Eletrônicos e impressos;
• Grupo de Pesquisa Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino
• Grupo de Trabalho Graduação em Jornalismo (exclusivo para estudantes)
As regras completas para a submissão estão disponíveis no site do ENEJOR.
ENEJOR
O 19º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo integra a programação do 23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), que será realizado pela Abej, de 23 a 26 de abril, na PUC Goiás. Na programação, constam os eventos: Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ); 14º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, além de atividades como lançamentos de livros, oficinas painéis de debates e programação cultural. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de abril pelo site.