Por Gustavo Alves (Monitor do Observatório de Mídia da PUC Goiás sob supervisão do Prof. Rogério Borges)
O Observatório de Mídia da PUC Goiás está com mais um livro da parceria entre o curso de Jornalismo da PUC Goiás e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM-UFG). Organizado pelos professores Rogério Borges e Luiz Signates, Tempestade Perfeita: Os Desafios da Democracia e da Comunicação em Contextos Turbulentos, terceiro volume da coleção, aborda temas atuais e relevantes na sociedade como os impactos do avanço das tecnologias na Comunicação.
O livro discute como a Comunicação foi profundamente impactada pela revolução digital, que altera paradigmas e modelos de negócio, afetando a produção, o fluxo e o consumo de informações. O livro aborda essas questões contemporâneas e suas implicações para a forma como lidamos com novos contextos comunicacionais e seus significados.
O cenário é ainda mais desafiador para o Jornalismo, que enfrenta tensões geradas por ambientes digitais e recursos que democratizam a produção e difusão de conteúdo. Redes sociais e canais de streaming trouxeram novos atores e mudaram a percepção sobre a democracia representativa, criando um ambiente de “infodemia” e desinformação que impacta a esfera pública e as lógicas de debate.
Tempestade Perfeita é composto por reflexões escritas por diversos jornalistas, pesquisadores, professores e especialistas nas áreas da Tecnologia da Informação e da Comunicação. Ao todo são sete capítulos divididos em duas partes que aprofundam e explicam os principais desafios e impactos na nossa democracia.
Na primeira parte do livro, intitulada “O Futuro Chegou. E Agora?: Reflexões sobre Impactos das Novas Tecnologias no Universo da Comunicação” dedica-se a uma compreensão mais profunda sobre ferramentas inovadores, como a Inteligência Artificial e os algoritmos, que podem influenciar profundamente nos processos comunicacionais. Nessa parte temos a participação de autores renomados que debatem a respeito desses temas sensíveis, como os professores Lucia Santaella (PUC-SP) – uma das principais referências das pesquisas em semiótica do Brasil, com estudos publicados em vários países –, Douglas Farias Cordeiro (UFG) e Eliani de Fátima Covem (PUC Goiás).
A segunda parte do livro, chamada “O Presente é Agora!: Debates Éticos e Desafios Políticos em uma Comunicação em Transformação”, começa com um artigo do professor Luiz Signates em coautoria com o doutorando Luiz Eduardo Krüger Dias, do PPGCOM (UFG). O trabalho, intitulado “Teorias em tensão” reflete a respeito das limitações e do relativo anacronismo dos arranjos teóricos clássicos da Comunicação em face das vertiginosas mudanças de contexto trazidas pela emergência da internet e das novas tecnologias de Comunicação.
Luiz Signates, um dos organizadores e colaboradores do livro, falou com Agência Impressões sobre a experiência de produzir o novo volume: “A experiência de organização dos livros do Observatório de Mídia da PUC tem sido muito proveitosa para mim. Os temas são instigantes, abordam problemáticas de grande atualidade e relevância no mundo contemporâneo, sob a ótica da Comunicação e do Jornalismo”. Além disso, o professor e pesquisador falou um pouco sobre o capítulo que escreveu junto ao seu orientando de doutorado do PPGCOM da UFG, Luiz Krüger: “Neste texto efetuamos uma análise dos limites de algumas teorias clássicas da Comunicação, em face das novas exigências da Comunicação contemporânea, especialmente depois do surgimento da internet e das novas modalidades comunicacionais que esse meio propicia”.
Tempestade Perfeita é a terceira obra da coleção de livros produzidos pelo Observatório de Mídia, que se junta a outros dois volumes: Jornalismo em Tempos Dúbios (2021) e Centralidade da Comunicação (2022). Todos disponíveis gratuitamente no portal online da Agência Impressões. O download do livro pode ser realizado gratuitamente abaixo: