sábado, 19 de abril de 2025
EntrevistaInicialReportagens

Monitoria na PUC Goiás: aprendizado que transforma a experiência universitária

Programa permite que os estudantes participem do exercício da docência

Aluno monitor colabora com atividades de aula.

Por Mateus Gonçalves e Nathane Ribeiro

Supervisão: prof.ª Gabriella Luccianni

A monitoria na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) permite que os estudantes participem do exercício da docência em um ambiente acadêmico-científico e pedagógico, aprofundando conhecimentos nas trocas de experiências com os professores.

Segundo a coordenadora de monitoria do curso de Jornalismo da instituição, professora Gabriella Luccianni, no curso, esse processo acontece todo início de semestre. Para se candidatar, o aluno deve cumprir alguns requisitos, como já ter cursado ou estar cursando a disciplina e ter coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 7,0.

A monitoria pode ser realizada em duas modalidades: com bolsa de estudos – o estudante recebe um benefício financeiro, com critérios definidos (como coeficiente de rendimento mínimo de 7,0)e sem bolsa de estudos – o estudante participa voluntariamente sem receber contrapartida financeira.

Segundo o regulamento, o estudante deve estar matriculado e ter bom desempenho acadêmico. A carga horária varia entre 4, 6 ou 8 horas semanais. A monitoria com bolsa de estudos tem duração máxima de 4 semestres. O monitor não pode substituir o professor em aulas ou assumir funções administrativas. A monitoria é regulamentada e supervisionada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e pela Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores (Caeme).

Saiba mais sobre a política de monitoria da PUC-Goiás

Confira a classificação dos estudantes inscritos nas monitorias em Jornalismo

EXPERIÊNCIA NA MONITORIA 

Entre as atividades desenvolvidas pelos monitores estão a de apoiar professores em atividades pedagógicas e acadêmicas participando da programação e planejamento das aulas e também acompanhar estudantes com dificuldades. 

Para Gabriella Luccianni, “o estudante aprofunda seus conhecimentos na disciplina, aprende sobre planejamento, metodologia e objetivos de ensino e, além disso, se torna uma referência para os colegas, podendo desenvolver habilidades de resolução de conflitos, entre outras”.

Emilly Matos, estudante do 4º semestre de Jornalismo, foi monitora da disciplina Teorias do Jornalismo e conta que viu na monitoria a oportunidade de aprender com o professor. “Quando fui tentar o programa de monitoria, eu não vou mentir. Eu entrei por conta das horas complementares e porque a monitoria seria com o professor Rogério (Borges), que tem um currículo excelente. Vi que poderia aprender muito com ele”, contou.

Para Nathany Nunes, não foi diferente. Ela, que já foi monitora da disciplina Planejamento Editorial e hoje está no 6° semestre do curso, conta que a sua rotina envolvia atividades relacionadas à docência, como planejamento de aula. A rotina de Emilly Matos como monitora era diversa e envolvia atividades como criação de publicações para o Observatório de Mídia e contato direto com a turma.

“Nós fazíamos posts no Canva e legendas para o Instagram. Além disso, ajudávamos a turma, respondendo dúvidas e repassando informações importantes sobre atividades acadêmicas”, explicou.

BENEFÍCIOS E APRENDIZADOS

Nathany Nunes cita a possibilidade de socialização e superação da timidez nas atividades da monitoria. “O contato com os alunos através dessas atividades pode melhorar sua timidez, por exemplo, ao estar de frente para uma sala de aula ou socializar com os colegas de classe”, destaca. 

 A monitora de Teorias do Jornalismo conta como a monitoria possibilita conhecimento. “A monitoria me ajudou muito na questão da escrita. Melhorei bastante, ampliei meu vocabulário e também desenvolvi habilidades de edição, identificando erros e sugerindo melhorias nas reportagens dos alunos”, relatou.

O programa de monitoria, além de contribuir para a formação do discente,  também permite a utilização da carga horária para as horas complementares do curso ou para as exigidas pelo PROBEM, programa de bolsa de estudos do Governo de Goiás.

Confira as bolsas e financiamentos aceitos pela PUC- Goiás