Por Douglas Alves e Fernando Henrique
Supervisão: prof.ª Gabriella Luccianni
Classificada em quarto lugar no ano passado, a Matilha, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da PUC Goiás, está investindo no treinamento físico e técnico para melhorar sua performance na competição desse ano. Os treinos acontecem as terças e quintas, na Escola Municipal Marechal Ribas Júnior.


O diretor esportivo da Matilha, João Fellipe Reges, comenta sobre diferença na preparação para este ano.
“É um ano que a gente tenta trazer muito mais dinâmica pras equipes, pras modalidades, promover mais treinos pra chegar com condicionamento melhor.”
Os treinadores José Oliveira e Vitor Porto conduzem os treinos de futsal e society, nas terças e quintas respectivamente. Já a equipe de vôlei treina todas as quintas, sob o comando da treinadora Sarah Oliveira.
Com treinos semanais, a diretoria tem objetivos ambiciosos. “As expectativas da diretoria são as mais altas até porque o JUBS (Jogos Universitários Brasileiros) será disputado em Goiânia e isso viabiliza muita coisa pra gente”, comenta Reges.
JUGS
Os Jogos Universitários de Goiás são organizados pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU) e têm como intuito a integração entre as atléticas, o lazer e descontração dos participantes. No ano de 2024 o evento aconteceu no Sesi Ferreira Pacheco, nos dias 20 e 21 de abril, e foi disputado durante todo o dia. Neste ano, será disputado de 18 a 21 de abril, com local ainda indefinido.
“A expectativa da organização do evento é cada vez melhor, sempre buscando aumentar a qualidade técnica das equipes, e nós, enquanto organização, vamos buscar sempre um padrão diferenciado na realização do evento”, afirmou o presidente da Federação Goiana de Desportos Universitários, Lusimar Santos.
JUBS
Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) o Jogos Universitários Brasileiros Atléticas (JUBS) será realizado na capital goiana pela primeira vez em sua história. O presidente Lusimar falou sobre a importância desse evento vir para nossa cidade.
“É importante, Goiânia é um celeiro de grandes atléticas. O estado de Goiás está entre os cinco principais estados brasileiros no que diz respeito ao funcionamento de atléticas.”
Com a alta expectativa e o engajamento de todos os atletas e diretores, a Matilha pretende alcançar o pódio da competição neste ano, tanto nos esportes individuais quanto nos esportes coletivos e voltar a representar o estado de Goiás no campeonato nacional, como fez o atleta Lorenzo Barreto em 2024.
“Conseguimos chegar nas quartas de final com ótimos resultados, mesmo com um imprevisto no qual minha dupla acabou descolando o ombro. Foi muito importante para toda a delegação essa viagem.”
