InicialNotícia

Liga Acadêmica sobre autismo desenvolve projeto de inclusão em escolas

Por Ana Clara Serafim Cardoso

Criada por estudantes do curso de Psicologia da PUC Goiás, a Liga Acadêmica do Transtorno do Espectro Autista (LaTEA) realiza, desde abril, o projeto TEAcolher. O objetivo é instruir professores da rede pública e privada de Goiânia a inserir alunos do espectro autista no meio escolar.

A LaTEA nasceu em 2021 com o intuito de integrar formação acadêmica e conhecimentos específicos a respeito do autismo, por meio de atividades baseadas no ensino, pesquisa e extensão.

Uma das idealizadoras do projeto, a estudante de Psicologia Samara Reis explica a importância da iniciativa. “Para muitos profissionais que nunca tiveram formação sobre como lidar com as crianças, é uma barreira muita grande, principalmente quem está presente no dia a dia, podendo gerar um desconforto.”

Orientado pela professora e psicopedagoga Jasmine Borges, o TEAcolher disponibiliza palestras com docentes do curso de Psicologia da PUC Goiás às escolas interessadas. Apoiadora da iniciativa, a psicóloga infantil Letícia Alvarenga ressalta a relevância do projeto.

“A inclusão das crianças autistas nas escolas está mais presente no papel do que na prática, em todos os tipos de escolas. Na maioria tentam colocar em prática, mas não têm o conhecimento do que é o espectro”, explica a docente.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail latea.pucgo@gmail.com ou Instagram @ligaautismo.pucgo. No qual são divulgadas informações importantes sobre espectro autista e o projeto TEAcolher.