sábado, 19 de abril de 2025
EgressosInicialPonto de Vista

Juliana Teles: “Hoje a comunicação tem muitas possibilidades”

Egressa do curso de Jornalismo da PUC Goiás lembra sua trajetória acadêmica e profissional

Legenda: Jornalista Juliana Teles durante Aula Inaugural dos cursos de Comunicação

Por Anna Clara Teles
Supervisão: Prof.ª Gabriella Luccianni

Juliana Perez Teles formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), em 2011. Seis anos depois, fundou a “Targ Comunicação”, em parceria com a amiga e publicitária Bianka Muniz. Hoje é especialista em estabelecer conexões significativas e em identificar tendências ao redor do mundo. Com a ajuda de seus colaboradores, a empresa já gerenciou mais de 1000 marcas, entre bares, restaurantes, a famosa pecuária de Goiânia e diversos eventos do mundo sertanejo.

No dia 17 de março, a jornalista participou da Aula Inaugural dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da PUC Goiás, com o tema “Comunicação estratégica: conexões que transformam”. Além de Juliana, a palestra contou com a presença da sócia da Kasane Comunicação, Ana Paula Ramos, e do fundador da Enredo Branding Innnovation, Ciro Ribeiro. Na ocasião, ela compartilhou sua trajetória profissional com os estudantes e as estratégias utilizadas para a consolidação da Targ comunicação no mercado de assessoria.

Agência Impressões: Como se deu seu interesse pelo jornalismo?

Juliana Teles: Eu sempre fui muito voltada para a comunicação. No Ensino Médio, eu me apaixonei por redação. Sempre gostei muito de oratória, sempre me considerei uma pessoa articulada. Eu também tinha uma tia que era jornalista, uma grande referência no Brasil, que se chama Lilia Teles. Então, quando entrei na faculdade, eu queria o jornalismo televisivo ou rádio, matérias em que eu tinha muito interesse, mas acabou que me envolvi com a assessoria de imprensa e lançamos nossa agência. A gente acabou se envolvendo muito com a publicidade, com o marketing de influência e com relações públicas. Mas eu busquei o jornalismo realmente por gostar muito de escrever, de comunicar também, de falar.

Agência Impressões: Que conselho você dá para quem quer começar na área da assessoria?

Juliana Teles: Lembro muito bem da minha professora de assessoria de imprensa, que na época era a Patrícia. Acho que era em 2010. Ela tinha uma agenda de papel e ela batia (na agenda) na sala de aula e falava assim: ‘Assessoria de imprensa é relacionamento, é conexões, tenham contatos, criem contatos, façam relacionamentos.’ E, na faculdade, eu nem pensava em fazer assessoria de imprensa. Foi uma aula que ficou marcada na minha memória. Uma coisa que já estava voltado para o que eu faria no meu futuro. Logo ali, já formando, foi algo que eu me lembrava muito dela falando e eu entendi que foi o que encaminhou a gente, a Targ, trilhou para trabalhar nisso. Foram as nossas conexões e nossos relacionamentos durante e após a faculdade que nos abriram essa mentalidade no mercado que estava em plena ebulição. Tem um nicho aberto em Goiânia, é de assessoria de imprensa e principalmente no marketing de influência, que era algo muito novo ali na época, com a chegada das redes sociais.

Agência Impressões: Como você enxerga o mercado jornalístico em Goiás?

Juliana Teles: Vejo que acontece uma transição. Hoje a comunicação tem muitas possibilidades. Na minha época, você fazia TV, assessoria de imprensa ou rádio, era mais limitado. Hoje, com o YouTube, com as redes sociais, as possibilidades de se comunicar e abranger, principalmente falando da comunicação empresarial, crescem muito mundialmente. A imprensa precisou também se adaptar a esse novo formato de criação de conteúdo, de comunicar em si.

Agência Impressões: Qual foi o momento mais gratificante da sua carreira? Teve algum caso específico desafiador?

Juliana Teles: A agência hoje está com 9 anos. Um grande caso foi realmente chegar nos grandes clientes. A gente se preparou. Nós fazíamos e entregávamos os press kits na casa dos influenciadores, (fazíamos) a produção dos eventos. Vivemos cada parte da nossa empresa para hoje conseguir coordenar uma equipe e delegar. Sonhamos muito em ter grandes clientes do sertanejo e hoje já atendemos eventos do Gustavo Lima, da dupla Henrique e Juliano, assumimos a assessoria de imprensa da pecuária de Goiânia, atendemos mais de 20 restaurantes. Acho que o caso do qual mais me orgulho é o do Gustavo Lima, pois nos preparamos e lutamos por esse cliente. Realmente foi uma construção até conseguir chegar lá.