Por João Pedro Jardim Soares Roriz e Ana Luiza Fernandes de Oliveira
Supervisão: prof.ª Gabriella Luccianni
As inscrições para o Programa de Iniciação Científica 2025-2026 da PUC Goiás abriram no dia 3 e vão até o dia 30 de março. O programa oferece a oportunidade de estudantes desenvolverem pesquisas acadêmicas sob orientações de professores que tenham projetos em aberto no ano vigente. Os interessados em participar devem realizar a inscrição no SIGEP e acessar o edital no site da universidade.
No Workshop sobre a Iniciação Científica, realizado no Teatro do Campus V no dia 24 de fevereiro, a Coordenadora de Pesquisa, professora Lysa Minasi, destacou as bolsas oferecidas:
- PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq – Valor: R$700,00 (creditado em conta corrente);
- BIC/PUC Goiás – Valor: R$296,40 (descontado na mensalidade, exceção janeiro e junho);
- BIC/OVG – As horas dedicadas à pesquisa contam como horas para o programa de bolsas ProBem;
- Voluntariado.
A estudante do 6º semestre de Jornalismo, Rizia David, participou da Iniciação Científica em 2023-2024. “A minha experiência foi super enriquecedora. No começo, achei que o processo seria um pouco mais complicado, […] o foco do meu projeto era entender as mudanças nas práticas jornalísticas, no contexto das assessorias de comunicação. O título era “Comunicação Organizacional em Rede: Estratégias de Comunicação do Site da Saneago”. Foi desafiador porque tive que analisar muitas notas e comunicados do site, comparar as estratégias de comunicação e aplicar uma visão crítica ao conteúdo disponível, tudo isso de forma bem técnica.”

Projetos de pesquisa em comunicação
Na área do jornalismo, um dos projetos em vigência é da professora Gabriella Luccianni. A pesquisa tem como título “RELEVÂNCIA DA NOTA OFICIAL PARA AS ASSESSORIAS DE IMPRENSA EM GOIÁS”, cujo objetivo é compreender a importância da nota oficial na construção e/ou manutenção da imagem de pessoas públicas, celebridades, organizações públicas ou privadas de Goiás.
A pesquisa “O JORNALISMO DIANTE DA MORTE”, do professor Rogério Borges, também está em vigência. O projeto busca entender, debater e qualificar as formas pelas quais o jornalismo, em suas diferentes plataformas midiáticas, lida com coberturas em que a morte é o principal elemento noticioso.
Todos os projetos em vigência estão disponíveis para consulta no site da PUC Goiás – Sigep.