Por Júlia Leiva Costa.
A estudante Taíssa Queiroz Gomes decidiu aproveitar o desafio de escrever o TCC para suprir uma curiosidade que sempre teve: quem foi o homem por trás do político Pedro Ludovico Teixeira? Natural de Goiânia, Taíssa cresceu ouvindo histórias empreendedoras que tinham o personagem como protagonista. O amor por história e a curiosidade que faz de um jornalista um bom profissional foram suficientes para a jovem iniciar o trabalho de pesquisa.
“O tema do meu TCC foi uma sugestão da minha orientadora, a professora Eliani Covem. Ela o sugeriu em dezembro do ano passado. Por eu gostar de história e já ter feito um trabalho semelhante no semestre anterior, eu aceitei na hora”, contou a aluna, que se dedicou ao tema por cerca de cinco meses lendo trabalhos científicos e assistindo a vídeos sobre a biografia do político.
Para Taíssa, um dos maiores desafios na produção do TCC foi a ansiedade diante de uma responsabilidade tão grande. “Deixei que essa expectativa e a ansiedade afetassem outras áreas da minha vida, inclusive o meu rendimento em outras matérias do curso”, reconheceu a estudante, que disse ter sido bem acolhida pelos entrevistados.
Por se tratar de um trabalho que tinha como objetivo mostrar a humanidade por trás da popularidade, Taíssa dedicou tempo para ouvir familiares de Pedro Ludovico. “Os parentes me acolheram super bem. Eu acho que todos reconhecem a necessidade de transmitir a grandiosidade desse grande homem”, ponderou Taíssa, destacando que todos teceram inúmeros elogios a Pedro Ludovico ao longo da pesquisa de campo.
A universitária não teve dificuldades na busca por documentos. Ela relata que encontrou um vasto material, o que faz jus a uma das maiores figuras da história de Goiás. Com um acervo rico. “Eu acho que a parte mais difícil foi escolher o que entraria ou não no documentário. Foram muitas falas bonitas e impactantes”, contou a autora do TCC.
Desde o dia em que Taíssa aceitou a sugestão do tema até a apresentação do TCC, se passou um ano. O primeiro semestre de 2024 foi dedicado à redação. Depois foi a vez de preparar e finalizar o filme. Por último, a revisão do texto. “Depois do filme pronto, eu voltei para a parte escrita para acrescentar algumas informações e tópicos que faltavam”, revelou.
Durante todo o processo, Taíssa não teve muitas dúvidas. “Foi bastante tranquilo. As dúvidas que surgiram foram mais no final em relação à ordem no roteiro, o que colocar no filme, etc”, contou Taíssa, deixando transparecer que fez a escolha certa ao abraçar o tema sugerido e produzir o documentário “Ludovico, o fundador de Goiânia”.