Espaço busca incluir torcedores que apresentam hipersensibilidade sensorial
Por Diego Almeida e Mayara Oliveira
O Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia, recebeu o primeiro camarote do Centro-Oeste para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O espaço é gratuito e tem capacidade para 15 pessoas. A cada partida, cinco crianças serão beneficiadas e terão direito a dois acompanhantes.
A inauguração foi realizada ontem (2), no Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para o presidente do Goiás, Paulo Rogério Pinheiro, a sociedade goiana avança em relação à acessibilidade. “Goiás é o primeiro time do Centro-Oeste a fazer essa integração com os autistas, e o quarto clube do Brasil. A importância é muito grande! Eu fico muito feliz por poder fazer isso e é só uma sementinha que estamos plantando. Isso foi um pedido do meu pai – que fizesse o lugar para os autistas e o local para o pessoal com Síndrome de Down – que é nosso próximo objetivo”, antecipa.
Com vista para o campo, o espaço possui brinquedos, banheiro ar-condicionado e TV. O advogado Diego Stefani, pai de Enzo Gabriel, autista de 7 anos, aprovou a iniciativa. “Existia sim uma complicação para vinda aos estádios por causa da condição dele. Eles precisam (os autistas) de mais atenção, de uma situação de mais calmaria. É um espaço pensado para todos. É notório que é bem preparado para qualquer condição e qualquer grau”, avalia.
A criação dos camarotes busca incluir torcedores autistas e pessoas com TDAH que apresentam hipersensibilidade sensorial tornando a experiência de ir ao estádio mais confortável e segura. A arquiteta, Fernanda Gemus, explica que realizou um estudo para entender as necessidades desse público.
“Fizemos parceria com psicólogos, terapeutas e o pessoal da área para saber o que era necessário, o que era diferente para uma criança autista. Aí a gente foi entendendo que precisava de textura, um espaço de descompressão, que ele se sentisse acolhido.”
O que é TDAH? E autismo?
Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, marcado por manifestações comportamentais, déficit na comunicação e na interação social, comportamentos repetitivos e estereotipados e restrição de interesses quanto a atividades.
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurológico, marcado pela inquietação, falta de atenção e impulsividade. A causa é genética, os sintomas aparecem na infância e podem acompanhar o indivíduo por toda a vida.