sábado, 19 de abril de 2025
InicialReportagens

Estudo analisa perfis de mais de 40 influenciadores de Goiás

Projeto coordenado pela professora Eliani Covem, do curso de Jornalismo, estuda o trabalho dos influenciadores digitais do Estado

Mariana Ferreira, Maria Fernanda Fantinel, Professora Eliani Covem e Eduarda Joice Ferreira

Por Eduarda Joice Ferreira
Supervisão: Prof.ª Gabriela Luccianni

A internet provocou o surgimento de novas profissões, entre elas, está o digital influencer, ou seja, o influenciador digital. Adultos, adolescentes e até mesmo crianças sonham em conquistar milhares de seguidores e se transformarem em influenciadores digitais. Com o objetivo de conhecer melhor essa realidade no Estado de Goiás, a professora Eliani Covem está realizando a pesquisa sobre o perfil de 40 Influenciadores.

A investigação, que teve início em fevereiro, conta com a participação das estudantes de Jornalismo, Eduarda Joice Ferreira, Mariana Ferreira e Maria Fernanda Fantinel. O intuito é mergulhar na dinâmica das redes sociais, explorando a influência desses indivíduos sobre seus seguidores e como efetivam essa profissão.

O projeto leva em consideração a diversidade e a inovação presente nas plataformas de entretenimento e selecionou mais de 40 influenciadores de Goiás para análise de suas experiências e perspectivas. Eliani explica que já acompanhava alguns influenciadores do estado há algum tempo, no entanto, surgiram alguns questionamentos sobre “quem são?” e “como trabalham?”, levando em conta que não existem estudos sobre o assunto.

A professora acrescenta que, além de entender o poder de persuasão desses influenciadores, busca também identificar quais redes sociais utilizam para realizar seus trabalhos e compreender suas dificuldades ao longo da carreira.

A estudante Mariana Ferreira explica o motivo de ter ingressado na pesquisa. “Sempre gostei bastante desse meio, principalmente pelos influenciadores de moda.”

As pesquisadoras elaboraram um questionário na plataforma Microsoft Forms, enviado aos participantes da pesquisa. No momento, estão recebendo as respostas. O projeto já começou a trazer insights valiosos, destacando a influência dos pesquisados por meio de seus trabalhos.