sexta-feira, 6 de junho de 2025
InicialNotícia

Estudantes de Jornalismo criam perfil no TikTok para o público infantil

Por: Anna Clara Teles

Supervisão: Profª Gabriella Luccianni.

Estudantes do curso de Jornalismo da PUC Goiás desenvolveram um projeto acadêmico durante a disciplina de Jornalismo Contemporâneo, ministrada pelo professor Rogério Borges. O trabalho consistiu na criação de um perfil na rede social TikTok, nomeado “Papo de Criança”, uma conta dedicada à produção de conteúdo informativo para o público infantil.

A ideia surgiu a partir de uma atividade proposta pelo professor da disciplina, que teve como finalidade estimular a adaptação ética e criativa dos alunos diante das novas plataformas digitais. O objetivo era transformar conteúdos jornalísticos em produções acessíveis, com uma linguagem mais adequada e empática.

“A gente criou a conta com o principal objetivo de entregar um conteúdo pensado para o público infantil, com todos os cuidados éticos envolvidos. Desde o roteiro até a imagem de perfil, tudo foi feito com muita atenção”, explica Andressa Vasco, uma das criadoras da conta. Ela também revela que contou com a ajuda de seus primos mais novos, que gravaram as falas infantis para o vídeo.

Maria Clara Girelli, responsável pela edição do vídeo e da criação da conta no TikTok, avalia o trabalho. “Foi um exercício de empatia e adaptação. A proposta do professor era justamente fazer com que a gente pensasse o jornalismo de uma forma acessível e ética.”

O desenvolvimento do projeto passou por diferentes etapas: criação do roteiro, gravação dos áudios, produção de animações feita pela outra colega do grupo, Júlia Macedo. Além disso, as alunas também pesquisaram expressões e gírias infantis que poderiam ser utilizadas de forma segura e apropriada nos vídeos. “Tivemos esse cuidado com a linguagem e com o que seria apropriado para crianças ouvirem e falarem”, destacou Andressa.

Com criatividade e cuidado, o grupo se comunicou com as crianças de uma maneira mais divertida, informativa e responsável. O trabalho mostra como o jornalismo pode ser acessível e relevante para todas as idades, reforçando a importância de levar conteúdos confiáveis e educativos desde a infância.