InicialNotíciaObservatório de Mídia

Eleições são temas de debate entre os cursos de Jornalismo e Relações Internacionais da PUC Goiás

Evento reúne alunos de Relações Internacionais e Jornalismo para conversa sobre politica brasileira e estadunidense

Estudantes de Jornalismo e RI Participam de palestra sobre eleições no Brasil e nos EUA. Foto: Emilly Matos

Por Emilly Souza (Monitora do Observatório de Mídia da PUC Goiás, sob supervisão do Prof. Rogério Borges)

No dia 30 de setembro foi realizado no Campus V da PUC Goiás mais um evento da parceria entre o Observatório de Mídia com o curso de Relações Internacionais. Desta vez, houve um debate sobre as eleições nos Estados Unidos e no Brasil, com a participação do pesquisador e professor Luiz Signates, dos cursos de Jornalismo da PUC Goiás e da UFG e dos programas de pós-graduação em Comunicação (UFG) e Ciências da Religião (PUC Goiás), e do professor do curso de Relações Internacionais Guilherme Augusto Batista Carvalho, da PUC Goiás.

O foco do debate foram as diferenças e semelhanças entre as eleições dos dois países, no Brasil com o pleito municipal e nos EUA com a corrida presidencial. Uma das questões levantadas pelos debatedores é o fato de a Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, ter sofrido 132 emendas, além de uma imensidade de regulamentações, e de a Constituição dos EUA, escrita em 1787, e em mais de 220 anos de existência ter incorporado apenas vinte e sete emendas.

No Brasil temos o sistema multipartidário, com diversas ideologias, interesses regionais e vários partidos políticos. Já nos EUA há apenas dois partidos principais, o Democrata e o Republicano. Enquanto a sociedade vota em candidatos de vários partidos no Brasil para presidente, os EUA têm apenas duas opções.

A Constituição Brasileira tentou limitar o número de municípios, mas isso não foi possível, então, criaram-se limitações, como população mínima, viabilidade econômica, aprovação legislativa, limites geográficos, prazos e processos. “As regras vêm sendo moduladas a cada 2 anos e com isso nós temos uma nova reforma que acaba mudando as regras do jogo, e inclusive, isso impacta diretamente nas regras de comunicação” disse o professor Guilherme.

Ao longo do debate foi falado também da ditadura militar, que perdurou entre 1964 e 1985, durando 21 anos. Ela estabeleceu a censura à imprensa e prisões aos opositores, com vários tipos de violações dos direitos humanos por parte do Estado. “A minha geração foi a última do Brasil que soube o que é uma ditadura, provavelmente, vocês aqui presentes não sabem o que é na prática” comentou o professor Luiz Signates.

A democracia surgiu na Grécia Antiga, na cidade-estado de Atenas, mas apenas homens cidadãos com pais atenienses podiam votar. “A democracia é um conceito complexo, construído em cada país, em cada povo, conforme a sua cultura” comentou Signates. Ao final do debate o professor Rogério Borges agradeceu e acrescentou “Que a gente continue democraticamente, debatendo, votando e encontrando soluções necessárias por meio da política.”

O ciclo de debates entre Observatório de Mídia, vinculado ao curso de Jornalismo, e o curso de RI integra uma série de iniciativas que visa complementar a formação dos alunos de ambas as graduações, promovendo debates que possam contextualizar melhor as questões contemporâneas que também podem ser cobradas na avaliação do ENADE, que os estudantes farão no segundo semestre de 2025. O projeto também tem o apoio do Centro Acadêmico de Jornalismo da PUC Goiás.