InicialNotíciaReportagens

Egressos do curso de Jornalismo destacam importância da formação acadêmica

Em evento organizado pelos estudantes, jornalistas formados pela PUC Goiás relembraram suas trajetórias na universidade e no mercado

Foto: Júlia Leiva

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás recepcionou na última terça-feira (23) quatro egressos do curso de Jornalismo no Campus V.  A repórter e produtora do Globo Esporte e da Rádio CBN Goiânia, Nathália Freitas, a assessora parlamentar, Luana Cavalcante, a assessora de imprensa e repórter do Tribunal de Justiça de Goiás, Narelly Batista, e o apresentador e coordenador multimídia da TV Brasil Central, Rodrigo Fumacinha, falaram sobre as experiências vivenciadas na universidade e no mercado de trabalho.

O encontro foi organizado pelos estudantes da matéria Produtos em Assessoria de Comunicação, com a supervisão da professora Gabriella Luccianni e mediação do acadêmico Diego Alves. A coordenadora do curso de Jornalismo, professora Sabrina Moreira, ressaltou que a presença dos ex-alunos não é apenas um incentivo para quem está se formando em Jornalismo, mas também é importante para a atualização dos professores. “Quando a gente ouve vocês, egressos, estabelecemos um diálogo mais profundo com o campo de trabalho”, afirmou Sabrina.

Luana Cavalcante foi acadêmica da primeira turma de Jornalismo da PUC Goiás. Durante a graduação, participou da monitoria e da Iniciação Científica. “Quando o professor estava explicando como seria a pesquisa, a única coisa que me lembro que escutei muito bem foi que eu teria direito a 70% de desconto na mensalidade”, brinca Luana, afirmando que não sabia do que se tratava, mas que, ainda assim, aceitou a proposta. Mais tarde, ela percebeu que a pesquisa abriu possibilidades em sua vida profissional.

Ao contrário de Luana, Nathália Freitas já entrou no curso decidida a atuar no Jornalismo Esportivo, mas enfrentou o desafio da timidez. “Estar aqui diante de vocês sabendo que outro dia eu estava sentada como estudante é um grande desafio porque sou muito tímida”, afirma Nathália.

A assessora de imprensa Narelly Batista viveu intensamente a vida na universidade. Participou do Centro Acadêmico, organizou eventos e trabalhou muito para aproximar os estudantes da realidade do mercado. Com uma experiência diversa, a jornalista e produtora cultural está sempre em busca de aprendizado.

Os quatro egressos destacaram a importância de os estudantes se atualizarem e acompanharem as mudanças provocadas pelas mídias digitais. Desde a graduação, Rodrigo Fumacinha já via os meios digitais como uma área de atuação. “Adoro Jornalismo, sou feliz e me divirto fazendo Jornalismo”. Formadas há mais tempo, Nathália, Luana e Narelly precisaram se adaptar às inovações trazidas pelas tecnologias.

Os participantes do evento foram unânimes em relação à importância do Jornalismo na apuração e divulgação de informações responsáveis e de qualidade. Eles destacaram que o jornalista se faz necessário nos meios tradicionais de comunicação e também deve defender o profissionalismo nos meios digitais.