quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
InicialTCCS

Documentário sobre sonho de ser jogador de futebol no Brasil é tema de TCC

“Chuteiras penduradas” é produzido por Cláudio Abdalla, sob orientação da professora Bernadete Coelho

Capa do documentário "Chuteiras Penduradas".

Por Kézia Pimentel.

O ano era 2014 quando MC Guimê e Emicida incendiaram o Brasil com o hit País do Futebol, que expressa a alegria e orgulho de praticar o esporte sendo brasileiro, mesmo de forma amadora. Em outro ritmo musical, o grupo de rap Racionais MC’s disse: “Quando pivete, meu sonho era ser jogador de futebol, mas o sistema limita nossa vida de tal forma, que tive que fazer minha escolha: sonhar ou sobreviver”. Foi refletindo sobre a realidade das diversas crianças que não tiveram a opção de sonhar com o futebol profissional que surgiu o documentário “Chuteira pendurada”, Trabalho de Conclusão de Curso do estudante de Jornalismo Cláudio Abdalla.

Durante o processo de produção, Cláudio conta que o maior desafio foi administrar o tempo, pois sua rotina se modificou repentinamente na reta final. “[… ] fiquei com pouco tempo para TCC”, declara. Apesar disso, o contato com as fontes foi mais fácil devido à convivência com pessoas que vivenciaram esse sonho e à orientação da professora Bernadete Coelho, que ajudou com a indicação de fontes para o documentário, como uma psicóloga e um jornalista. “No total foram sete fontes”, destaca o aluno.

O estudante diz que produzir o seu primeiro documentário sozinho foi a parte mais marcante de toda a experiência. ”Porque antigamente quando estava trabalhando no estágio, você sempre tem alguém que comanda e esse foi o primeiro que eu comandei e aprendi a organizar e fazer um planejamento de todas as entrevistas.”

As apresentações dos TCCs serão realizadas de 9 a 13 de dezembro. O documentário “Sonho frustrado, chuteira pendurada: os desafios de se tornar um jogador de sucesso no Brasil” será apresentado no dia 9/12, às 7h15. A banca é composta pelo professor Antônio Carlos Cunha e a coordenadora do curso, Sabrina Moreira.