quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
InicialTCCS

Documentário expõe movimentos monarquistas

Produção audiovisual conta com relatos de pequenos grupos que defendem a volta do Brasil Império

Formando de Jornalismo, Thiago Alonso

Por Emilly Matos.

Com a expansão do acesso à internet, um pequeno grupo de usuários passou a comentar nas mídias sociais sobre o desejo de o Brasil voltar a ser uma monarquia. Nessa forma de governo, o poder é concentrado nas mãos do rei ou imperador. O monarca é o chefe de Estado e ocupa o cargo de forma vitalícia e hereditária. Ao observar esse movimento, o estudante Thiago Lopes Alonso resolveu investigar sobre o assunto e produzir um documentário como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo.

O tema foi decidido em conjunto com sua orientadora, a professora e doutora Eliani de Fátima Covem Queiroz. “Queria fechar com chave de ouro, mesmo gastando muito dinheiro”, comenta Thiago. Para isso, o estudante realizou pesquisas e entrevistou especialistas, como os professores doutores Luiz Signates e Luiz Carlos Fernandes, ambos da Escola de Direito, Negócios e Comunicação da PUC Goiás.

Thiago decidiu o nome do documentário depois de ouvir de um dos especialistas que os monarquistas procuram por um líder, um imperador, então escolheu “Órfãos do Imperador” como título. Com o fortalecimento da democracia, esses líderes não são reconhecidos, apenas descendentes da linhagem real.

A produção foi realizada pelo estudante e por sua orientadora. Thiago dividiu as entrevistas em duas partes, especialistas e monarquistas. A apresentação do TCC acontecerá no dia 11 de dezembro, às 9h, no Campus V da PUC Goiás.