Por Luanna Mendes
Supervisão: prof.ª Gabriella Luccianni
A superintendente de inovação Christianne Pimenta e o gerente de inovação Frederico Augusto, da Prefeitura de Goiânia, compareceram ao Campus V da PUC Goiás, na última quinta-feira (13), para incentivar os estudantes de Administração da universidade a participarem do ‘Hackathon GO! Uai Tech’, evento que acontece nos dias 28, 29 e 30 de março, no Hub Goiás, no Setor Leste Universitário. O encontro também contou com a participação de alunos do curso de Relações Internacionais.

Por meio da tecnologia e inovação, o hackathon – termo criado em 1999, nos Estados Unidos – é um evento responsável por reunir pessoas de diversas áreas do conhecimento a fim de buscar soluções para problemas presentes na sociedade.
Neste cenário, ‘o Hackathon GO! Uai Tech’ procura as melhores ideias para a gestão sustentável de resíduos sólidos em Goiânia. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com o CEI-UFG, o Hub Goiás e a PUC Goiás – que será a universidade incubadora dos três melhores projetos avaliados no evento.

A superintendente de inovação, Christianne Pimenta, explicou as motivações para o surgimento do projeto. “Enxergando o quanto essa problemática do lixo está impactando negativamente a nossa cidade, que pode estar deixando de ser bonita pelo acúmulo de lixo nas ruas, e entendendo que, culturalmente, a gente precisa melhorar como cidadão, nós trouxemos esse hackathon, para publicizar esse desafio e a necessidade de descartar o lixo de forma adequada, com soluções tecnológicas, para que o tratamento seja mais efetivo.”
Durante três dias, os participantes terão acesso a mentorias, oficinas e desafios estratégicos. Além da troca de conhecimento e networking, essas atividades servirão para incentivar o surgimento de ideias inovadoras capazes de solucionar os problemas de alto impacto ambiental e social encontrados na capital goiana.
“O importante desse desafio é ver que a gente pode e deve caminhar junto. A política pública não é só feita pela prefeitura. A gente quer levar uma cultura de inovação, e esse hackathon é um meio de levar isso para a sociedade”, disse o gerente de inovação Frederico Augusto.
A premiação será distribuída em três colocações, e se dará pelo acesso sem ônus ao Programa de Pré-Incubação no CEI-UFG, acesso sem ônus ao Programa de Incubação da PUC Goiás, divulgação do projeto nas redes sociais oficiais do evento e dos parceiros, e o diferencial de 3 mil reais para a 1ª colocação.
“Um evento como esse é importantíssimo para acionar os vários campos de conhecimento da universidade e seus vários pesquisadores, para a solução de um problema real que afeta muito a sociedade. A prefeitura se beneficia por meio da ajuda que é recebida para resolver esse problema, e a universidade se beneficia pela absorção de conhecimento que um projeto como esse proporciona”, afirmou o professor e coordenador da Agência de Inovação da PUC Goiás, Ricardo Machado.