Por: Sara Soares
Supervisão: Profª Gabriella Luccianni
Um site cheio de dinossauros, cores vibrantes e até um personagem-repórter! Foi isso que um dos Grupos da disciplina de Jornalismo Contemporâneo, orientado pelo professor Rogério Borges entregou como trabalho. A proposta era criar um produto jornalístico que dialogasse com crianças. O grupo formado por Henrique Chiarelli, Geovana Ribeiro, Bruno Garcia, Maria Gabriela e Yan Linhares resolveu apostar em um tema que desperta a curiosidade dos pequenos: os dinossauros.
A ideia surgiu de uma sugestão de Maria Gabriela, integrante do grupo e mãe. Segundo os alunos, a presença dela foi fundamental para pensar o projeto com mais sensibilidade e atenção ao universo infantil. “Ter uma mãe no grupo fez muita diferença, principalmente no começo, quando a gente ainda estava decidindo como seria a linguagem e a abordagem para as crianças”, conta um dos integrantes.
A escolha dos dinossauros não foi por acaso. Além de serem populares entre crianças por causa de filmes, desenhos e brinquedos, eles também despertam o imaginário por serem animais misteriosos e gigantes. “As crianças adoram bichos. Cachorro, gato, passarinho… Dinossauro é tipo o combo completo: enorme, diferente, e não existe mais. Isso mexe com a imaginação delas”, destacam.
Para deixar o conteúdo ainda mais atrativo, o grupo criou o Max, um dinossauro repórter que acompanha os leitores mirins pela reportagem. Ele virou o guia oficial da aventura, aparecendo em várias imagens interagindo com os dinossauros. “O Max foi criado com ajuda da inteligência artificial. A ideia era deixá-lo com cara de desenho animado, bem colorido e simpático”, explicam. O nome é uma homenagem ao cachorro de um dos integrantes, que inclusive participou de todo o processo criativo por perto.

Além do texto principal, o site conta com um quiz interativo. As perguntas são baseadas nas informações da reportagem e servem para reforçar o aprendizado de forma divertida. “A criança lê, depois vai pro quiz e vê se aprendeu mesmo. A gente queria dar essa sensação de recompensa, sabe?”, relatam. Uma ideia extra — um teste de personalidade para descobrir “qual dinossauro você seria” — chegou a ser cogitada, mas acabou ficando de fora da versão final.
Com um visual cartunesco e uma linguagem acessível, o projeto mostrou que jornalismo para crianças pode (e deve!) ser divertido, educativo e cheio de criatividade. E se depender do Max, o dinossauro repórter, tem muita aventura jornalística ainda por vir.