quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
InicialObservatório de MídiaReportagens

Clube de Leitura debate contos de Machado de Assis

Na roda de conversa entre os estudantes do curso foi discutido como os contos de Assis podem ser atrelados ao jornalismo atual

Foto: Emilly Matos

Por Emilly Matos (Monitora do Observatório de Mídia da PUC Goiás, sob supervisão do professor Rogério Borges)

O Clube de Leitura do Observatório de Mídia da PUC Goiás encerrou suas atividades do semestre com um encontro de várias turmas e professores do curso de Jornalismo da instituição, com a participação das mestrandas em Letras Carmem Lúcia e Larissa Oliveira, alunas do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Goiás, dentro de suas atividades de estágio docência. O debate decorreu com as turmas do curso de jornalismo dos professores Antônio Carlos Borges, Gabriella Luccianni, Rogério Borges e Sabrina Moreira, com a discussão dos contos Pai Contra Mãe e A Causa Secreta, ambos do escritor brasileiro Machado de Assis.

O primeiro conto analisado, Pai Contra Mãe, explora temas como a escravidão, miséria e dilemas morais em uma sociedade marcada pela desigualdade. Já o conto A Causa Secreta aborda a crueldade, o sadismo e a ambiguidade moral. O mediador foi o professor Rogério Borges, que explicou que o projeto é importante para a formação dos estudantes, contribuindo na humanização do jornalismo, na qualidade da escrita, no encadeamento das ideias e na busca de olhares diferentes diante dos temas debatidos.

O professor perguntou na roda de conversa se alguém se assustou ao ler A Causa Secreta. Alguns alunos levantaram as mãos afirmando que sim. “Não consigo ver nada de positivo no personagem Fortunato, a maldade que ele pratica serve como entretenimento”, comentou a professora Gabriella Luccianni, referindo-se ao protagonista da narrativa de Machado de Assis.

Perguntas foram feitas e debatidas entre as mestrandas, professores e alunos. Durante a discussão foi mencionado o fato de alguns jornais atuais serem tão sensacionalistas e estarem mais preocupados com audiência e likes na internet do que com a ética e a transparência ao noticiar casos ocorridos que envolvam mortes. “Exercer o trabalho de maneira humanizada e ética, não assistir, mas agir de alguma forma, é um compromisso que o jornalismo de qualidade precisa manter”, defendeu o professor Rogério Borges.

No decorrer da discussão foi mencionada a importância da ética no jornalismo, evitando noticiar e compartilhar informações com títulos, lead, vídeos tendenciosos. Também houve uma reflexão das razões de o público gostar de ver nos jornais e redes sociais tragédias desse tipo. Com o avanço da internet e o compartilhamento dessas notícias e vídeos nas redes sociais e aplicativos de conversas, esses conteúdos acabam alcançando os familiares das vítimas, o que torna a perda ainda mais dolorosa.

O Clube de Leitura do Observatório de Mídia, instalado neste segundo semestre de 2024, é uma iniciativa do espaço laboratorial do curso de Jornalismo em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Goiás, que oferece mestrado e doutorado na área de estudos literários. O projeto terá continuidade em 2025, com novos eventos, debates e aulas especiais que ajudam na melhoria da formação dos novos profissionais de jornalismo.