quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
InicialNotíciaObservatório de Mídia

Cidadania global e digital em debate

Evento reuniu alunos de Relações Internacionais e Jornalismo para uma conversa sobre o papel do cidadão e as suas transformações devido ao avanço tecnológico

Foto: Gustavo Alves

Por Gustavo Alves (Monitor do Observatório de Mídia da PUC Goiás, sob supervisão do Prof. Rogério Borges)

No dia 11 de novembro foi realizado no Campus V da PUC Goiás mais um evento da parceria entre o Observatório de Mídia da PUC Goiás com o curso de Relações Internacionais. Desta vez, houve um debate com o tema “Cidadania Global e Digital”, que teve a participação com o professor de Relações Internacionais da PUC Goiás, Giovanni Hideki, e da professora de Jornalismo da PUC Goiás, Gabriella Luccianni.

O evento, mediado pelo professor Rogério Borges, coordenador do Observatório de Mídia da PUC Goiás, teve início com o internacionalista Giovanni Hideki apresentando o conceito de cidadania, que segundo ele caminha lado a lado com a concepção de Estado e Nação. No entanto, segundo sua avaliação, essa relação tem se perdido ao longo dos anos devido ao avanço da tecnologia e da ausência de identificação das pessoas com seus respectivos países no que se refere a fronteiras físicas e geográficas. “Não temos um referente político que nos diga o que é ser cidadão e o meio digital rompeu as nossas fronteiras”, ponderou.

O professor comentou que atualmente a informação flui de uma maneira muito rápida e que não podemos simplesmente confiar em qualquer conteúdo que vemos na mídia. Para ele, é preciso sempre checar a veracidade dessas informações, pois elas podem influenciar e impactar diretamente no nosso papel como cidadão. “Até que ponto sua cidadania vem das mídias digitais? Vem através de grandes empresas e marcas? Como elas influenciam na nossa opinião e nosso papel como cidadão na sociedade? Para isso, eu digo que é necessário refletir sobre como usamos essa tecnologia e como podemos colocar certos limites para que isso não afete a nossa cidadania”, argumentou.

Em sequência, a jornalista e professora Gabriella Luccianni completou acrescentando que essa perda de identidade nacional se dá muito por causa também dos veículos de comunicação terem migrado para a internet. Essa mudança fez com que muitas pessoas tivessem dificuldades de se informar sobre os seus direitos e deveres como cidadãos, gerando uma desigualdade ainda maior entre as pessoas.

Gabriella, que coordena a Agência Impressões do curso de Jornalismo da PUC Goiás, citou um levantamento realizada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI) mostrando que um terço da população mundial está fora da rede global de computadores e que essa exclusão digital influencia na formação do indivíduo como cidadão de uma nação. Além disso, ela comentou que alguns, mesmo com o acesso ao meio digital, acabam caindo em mentiras e notícias falsas que só atrapalham na construção do cidadão na sociedade. Para ela, é preciso haver mais fontes confiáveis que se preocupem em formar bons cidadãos. “Hoje em dia infelizmente houve uma perda do mediador qualificado, qualquer um pode transmitir informações e nem sempre elas são verdadeiras”, lamentou.

O evento foi encerrado com uma roda de conversa, na qual os alunos puderam fazer perguntas aos palestrantes. Em suas considerações finais, ambos reforçaram o papel do Governo como um dos agentes fundamentais na tentativa de recuperar essa cidadania e que é importante também criar um vínculo entre cidadão e nação.

O ciclo de debates entre Observatório de Mídia, vinculado ao curso de Jornalismo, e o curso de RI integra uma série de iniciativas que visam complementar a formação dos alunos de ambas as graduações, promovendo debates que possam contextualizar melhor as questões contemporâneas que também podem ser cobradas na avaliação do ENADE, que os estudantes farão no segundo semestre de 2025. O projeto também tem o apoio do Centro Acadêmico de Jornalismo da PUC Goiás.