Por Emanuella Messias e Núbia Nunes
Supervisão: prof.ª Gabriella Luccianni
O curso de Jornalismo da PUC Goiás exige 300 horas complementares para concluir a graduação. De acordo com o Regulamento de horas complementares da PUC Goiás, essas horas devem estar distribuídas, no mínimo, em 4 modalidades diferentes, como Iniciação Científica, monitoria, estágio e participação em eventos.
A coordenadora do curso, Sabrina Moreira, explica a importância de atividades internas e externas para a formação tanto acadêmica quanto pessoal do universitário. “O estudante talvez tenha preferência pela área de audiovisual. Ele pode, portanto, participar de eventos relacionados a essa área.” Da mesma maneira vale para aqueles com inspiração em escrita, edição, locução e outros ramos jornalísticos.
A quantidade de horas complementares pode variar de acordo com o curso de ensino superior e as diretrizes de cada instituição de ensino. O Ministério da Educação (MEC), por meio da Resolução CNE/CES nº 2/2007, estipula que não pode exceder 20% da carga horária total do curso, exceto em casos de determinações legais contrárias. A matriz curricular da PUC Goiás, em Jornalismo, tem 3000 mil horas totais e 10% dela está relacionada a horas de atividades internas e externas dos alunos.
Como enviar os certificados?
Para o envio dos certificados de horas complementares à coordenação do curso, basta acessar o portal de Serviços Online da PUC. De acordo com Sabrina Moreira, não é mais estipulado uma data para o envio, o aluno pode enviar em qualquer período, desde que tenha sido emitido dentro de um ano. A seguir, veja o tutorial sobre envio dos certificados:



Horas complementares insuficientes?
A quantidade de horas complementares pode trazer dificuldades na conclusão da graduação. Giovanna Lyssa, estudante do 7° semestre de Jornalismo da PUC Goiás, sabe bem como isso pode afetar a conquista do tão sonhado diploma. A aluna tem uma carga horária insuficiente e está em busca de mudar esta situação. “Procuro por atividades de forma autônoma, também pergunto para alguns amigos, mas, se tivesse um guia, algum site que pudéssemos nos conectar e fazer vários cursos que estão sendo ofertados seria muito bom.”
Mariana Carvalho está no último semestre do curso de Jornalismo da PUC Goiás e passou pela mesma circunstância de Giovanna Lyssa. No sexto semestre ficou desesperada, porque não tinha todas as horas complementares, por isso, recorreu a palestras, congressos e cursos on-line.
Plataformas digitais oferecem qualificação gratuita e a emissão de certificados. Cursos de escrita, tecnologia, política, economia e política são ofertados. De acordo com a coordenadora Sabrina Moreira, a PUC aceita 50% de assuntos relacionados ao curso e os outros 50% podem ser de outros assuntos, possibilitando uma abrangência de conteúdo para formação acadêmica.
Confira sugestões de sites que ofertam cursos gratuitos pela internet:

Modalidades oferecidas pela PUC
Quanto às atividades internas, a Universidade disponibiliza eventos, extensão, participação em bancas de TCC’s, estágio não obrigatório, iniciação científica, monitoria, além de cursos que oferecem certificados de horas e agregam conhecimento profissional, como os da CEAD-PUC.
O voluntariado, projeto da PROEX (Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil), estimula a participação dos universitários em ações sociais como a Comissão de Comunicação, o Programa de Direitos Humanos (PDH), o Programa de Gerontologia Social (PGS), o Programa em Nome da Vida (PNV) e o Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS). “Aprendi muito sobre os programas que a Universidade oferece para a população sem custo nenhum e isso engrandece não só o nosso profissional, mas também o nosso pessoal”, afirma William Eduardo Ribeiro, que foi voluntário da Comissão de Comunicação.
Monitoria e estágio
A coordenadora de estágio e monitoria no curso de Jornalismo da PUC Goiás, professora Gabriella Luccianni, ressalta a importância do monitor, referência para os colegas de turma. “A atividade possibilita a imersão do estudante na disciplina em que exerce a monitoria. Assim, o acadêmico é capaz de entender melhor sobre a elaboração do plano de ensino, do planejamento das aulas e especialmente da metodologia. Vale horas complementares e é um diferencial no currículo.”
Quanto ao estágio, o aluno deve se dedicar à Universidade e aproveitar todas as suas possibilidades, seja de voluntariado, extensão, participação ativa nos eventos e nas aulas. A professora Gabriella Luccianni enfatiza características necessárias aos estagiários. “Também é importante trabalhar habilidades comportamentais, especialmente relacionadas à assiduidade, pontualidade e cordialidade; e emocionais.”