Por William Jr
“O papel da inteligência artificial no desenvolvimento de carreiras” foi tema da palestra ministrada pelo professor Eliomar Araújo de Lima, egresso da PUC Goiás e atual coordenador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás, considerado o maior da América Latina. O evento integrou as atividades da II Semana Acadêmica de Estágio, Monitoria, Empresas Juniores, realizada no dia 16 de outubro, no X Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás.
Mestre em Ciências da Computação e Gestão de empresas e doutor em Engenharia Elétrica, Lima destacou profissões que irão deixar de existir com o avanço das inteligências artificiais. O público apresentou vários questionamentos e medos, dentre eles, o receio de que a IA tome seus empregos.
O palestrante afirmou que 26 milhões de empregos serão extintos até 2027, mas explicou que, apesar de vários empregos serem tomados pelo processo de automação, novas profissões irão surgir a partir das novas tecnologias.
Lima buscou motivar os participantes a se informarem e se atualizarem em relação a essas tecnologias, pois elas têm se tornado cada dia mais essenciais no âmbito do trabalho. Ele também destacou que as IAs impulsionam o empreendedorismo.