quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
NotíciaPonto de Vista

Artista visual Santhiago Selon celebra o tempo presente

Exposição faz parte do projeto Passeio Pela Arte, promovido pelo Shopping Passeio das Águas com objetivo de democratizar o acesso à arte e à cultura


Por Mateus Gonçalves e Nathany Nunes

Exposição Ao meio- Foto: Mateus Gonçalves

“Ao meio” é a mais recente exposição do artista visual Santhiago Selon. Depois de expor no Centro Cultural Cora Coralina, o artista recebeu o convite do Shopping Passeio das Águas. Para celebrar a oportunidade, que não estava programada, e valorizar o momento de agora, batizou a exposição de “Ao meio”. 

“É algo que vem do “meio” do que eu fiz antes e o que virá depois, acho que é talvez um pouco engraçado que a gente está sempre nesse momento entre o futuro e o passado, acho que o presente é isso também.” 


Exposição Ao meio- Foto: Mateus Gonçalves

A exposição é gratuita e está localizada no Shopping Passeio das Águas, próximo à Loja Pernambucanas e fica aberta à visitação de segunda à sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h, com tempo de duração indeterminado. O autor deixa o convite. “Acredito que a exposição tem uma configuração inusitada para quem talvez tá esperando ver uns quadros na parede. A configuração é bastante particular, relacionada ao ambiente e ao espaço que ela ocupa.” 

A história de Selon com arte começou através da arte de rua. O artista conta que por, volta dos anos 2000, começou a pintar os primeiros grafites e, desde a infância, teve interesse por desenhos.  “Eu me lembro que fazia alguns desenhos quando tinha entre 10 e 12 anos, mas não tinha um pensamento sobre a arte. Depois de um tempo, eu fico relembrando e percebo que tem relação com o que eu faço hoje, mesmo que de uma forma mais inocente”, relembra.  

Assim como no início, o espaço urbano e o cotidiano atualmente ainda são a base de inspiração para suas obras. “Eu falo bastante sobre a cidade, sobre a indústria. Acredito que minhas pinturas se relacionam com esses objetos, com resíduos, trazem muitas questões relacionadas aos cotidianos da cidade mesmo, o descarte, o lixo, a reciclagem. Eu me inspiro muito no cotidiano, nas formas do cotidiano. 


Artista Selon. Foto: Arquivo Pessoal

Nascido em Catalão, interior de Goiás, atualmente vive entre São Paulo e Goiânia. O artista conta que, em 2019, passou uma temporada de quase dois anos em São Paulo e depois retornou a Goiânia pra ficar inicialmente três meses, mas prolongou sua estadia na cidade devido às oportunidades que surgiram. 

Selon acredita que as pessoas se interessam por arte e cultura, mas às vezes é difícil romper a bolha. “Pra arte urbana, que é uma coisa mais recente comparada a outras possibilidades da arte, percebo uma abertura muito maior do que quando eu comecei. Acho que existe o interesse, mas é muito importante a gente trabalhar a educação, apresentar trabalhos novos, novos artistas e estar criando essa cultura nas pessoas”, ressalta. 

O artista destaca a importância de ocupar um espaço de um dos maiores shoppings da capital e não esconde a felicidade.  Fazer a exposição dentro do shopping tem uma relação com arte pública, da arte estar ali no cotidiano das pessoas, que tá indo fazer outras atividades no shopping e tem acesso a um trabalho de arte, acho que isso é muito importante e pra mim.”