sábado, 19 de abril de 2025
InicialObservatório de Mídia

Novo livro aborda Comunicação e Educação

Educar é Comunicar, novo livro do Observatório de Mídia e do PPGCOM da UFG

Observatório de Mídia da PUC Goiás e o Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFG lançam 4° livro em parceria, com download gratuito

Texto: Bruno Garcia (Monitor da disciplina Jornalismo Contemporâneo, sob supervisão do professor Rogério Borges)

O Observatório de Mídia da PUC Goiás e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG acabam de publicar o 4° livro de uma parceria que vem desde 2022. A nova obra tem o título Educar é Comunicar: Perspectivas Contemporâneas da Formação em Cidadania Comunicacional e Educação Midiática. O título sai com o selo do Cegraf da UFG. O livro debate a relação entre a Educação e a Comunicação, principalmente diante das mudanças abruptas e inovações tecnológicas no mundo contemporâneo.

O novo volume da Coleção Observatório da Comunicação aborda propostas e debates a partir de estudos de caso, experiências e reflexões sobre a Educomunicação. Sob essa ótica, os autores e as autoras enfatizam a importância da educação para as mídias, no sentido de proteção contra as fake news, para o aperfeiçoamento do senso crítico, da criatividade e da ética. O livro já está disponível para download gratuito abaixo e em breve também na página do PPGCOM da UFG.

Ao longo dos nove capítulos, as discussões sobre desinformação, sistemas de crenças que calcificam convicções, cidadania e cinema dividem espaço com relatos de experiências na Comunicação quanto a estudantes do espectro autista, os web cidadãos em Anápolis e os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Há também um relato de experiência sobre o projeto Rede Biota Cerrado, descrito por docentes da Universidade de Brasília, que trabalha com a conscientização ambiental, unindo Jornalismo e Educação. A curricularização da extensão no curso de Jornalismo da PUC Goiás é outro tema abordado, assim como as possibilidades da mobgrafia na prática da fotografia.

A produção foi organizada pelos docentes de Jornalismo da PUC Goiás e do PPGCOM da UFG, Rogério Borges e Luiz Signates. Além deles, a obra reúne 13 professore(a)s e pesquisadore(a)s, de quatro instituições universitárias diferentes: Maria Ogécia Drigo (Universidade de Sorocaba), Andréa Pereira dos Santos (UFG), Pollyanna Rosa Ribeiro (PUC Goiás), Thâmara Sampaio Vasconcelos Vilela (UFG), Ângela Teixeira de Moraes (UFG), Gabriela Luccianni (PUC Goiás), Ana Rita Vidica Fernandes (UFG), Karine do Prado (UFG), Cristiane Parente (UnB), Eduardo Bessa (UnB), Dione Moura (UnB), Lara Lima Satler (UFG) e Luana Cavalcante (UFG).

Um dos organizadores do livro, o professor Luiz Signates comenta que a parceria entre a PUC Goiás e a UFG é muito importância e que o novo livro possui relevância na esfera acadêmica e social.

“A parceria entre as duas universidades, na área da Comunicação, já é uma tradição, e data da época em que a PUC adquiriu os cursos de Jornalismo e Publicidade. No início, o SEMIC, o Seminário Internacional promovido pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação da UFG, era um evento conjunto, que reunia a Faculdade de Comunicação e Informação da UFG com a então Escola de Comunicação da PUC”, relembra. “Sempre tivemos também professores ministrando aulas nas duas instituições, como foi o caso da Profª Ângela Moraes e é o meu caso e o do prof. Rogério Borges, hoje. Então, uma parceria de publicação acadêmica foi algo natural, feita com muita tranquilidade. A obra Educar é Comunicar é o quarto livro que eu e o prof. Rogério organizamos, dentro dessa parceria. Antes, publicamos Centralidade da Comunicação, Comunicação em Tempos Dúbios e Tempestade Perfeita, todos tratando de aspectos comunicacionais de alta contemporaneidade”, salienta.

Professor Luiz Signates (PUC Goiás / UFG), um dos organizadores da obra Educar é Comunicar: “É Comunicação que a Educação é feita”.

“Trata-se de um livro que se baseia no reconhecimento de que a ação educacional, seja ela formal, sediada em escolas e universidades, seja ela informal, constituída pelo aprendizado que se adquire nas redes sociais, nas mídias e na experiência cotidiana, são, todas elas, gestos comunicacionais”, define o professor Luiz Signates, que também é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás. “É de comunicação que a educação é feita. Por isso, aborda-se nesse livro uma larga área temática: desde a questão da desinformação, do letramento informacional, até a questão comunicacional das atividades educacionais, passando pelas problemáticas da educação para as mídias e a educomunicação. Trata-se de um livro bastante completo, no que diz respeito à diversidade das temáticas”, destaca. “Compartilho com o prof. Rogério a satisfação de organizarmos uma obra que de fato procura contribuir para a reflexão sobre a interface Comunicação-Educação no Brasil.”

Esta obra, não obstante contar com a organização do Observatório de Mídia da PUC Goiás, não tem qualquer relação com a Editora da PUC Goiás, com seu conselho ou corpo editorial, inexistindo uma parceria entre os respectivos selos editoriais das instituições envolvidas.