Por Maria Fernanda Fantinel
Supervisão: Profª Gabriella Luccianni
Na última quinta-feira, estudantes do curso de Jornalismo da PUC Goiás participaram de uma atividade prática durante a aula de Comunicação em Rádio, ministrada pela professora Bernadete Coelho, com o auxílio do técnico Nilson de Paula. Durante a atividade, os alunos foram divididos em 12 duplas, cada uma responsável por um tema de entrevista, gravado no estúdio do laboratório de rádio da universidade. O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos a experiência de criação e gravação de conteúdos radiofônicos, além de desenvolver suas habilidades práticas e técnicas, essenciais para a profissão.
Localizado no Campus V da PUC Goiás, o estúdio de rádio é um espaço fundamental para a formação dos futuros jornalistas, permitindo aos estudantes aprender e aprimorar competências como gravação, edição de áudio, locução e produção de notícias. A estrutura do laboratório, com um ambiente propicio à criatividade, contribui para o aprendizado prático, alinhado às exigências do mercado de trabalho. Além disso, o laboratório permite que os alunos se familiarizem com a dinâmica de produção em rádio, uma área da comunicação que exige rapidez, precisão e flexibilidade.
De acordo com a professora Bernadete Coelho, o estúdio de rádio, além de fornecer experiência profissional, também se adapta às novas tendências. Um desafio enfrentado é a falta de organização dos estudantes. “A organização é fundamental. Muitos alunos chegam desorganizados e não buscam entender o exercício ou o modelo proposto, o que prejudica o aproveitamento. O foco também é crucial.”
Bernadete Coelho explica como os estudantes devem se adaptar às tendências do mercado. “O rádio, assim como outros meios de comunicação, tem se digitalizado e é fundamental que os alunos se mantenham atualizados com as novas tecnologias e as plataformas de streaming, que são cada vez mais presentes na rotina de produção de conteúdos radiofônicos”, afirmou.
Júlia Oliveira, uma das estudantes que participou da atividade, compartilhou sua experiência, destacando a importância das aulas práticas para sua formação. “Estar no estúdio me permite entender a profissão na prática, ser mais criativa e ágil na produção de notícias e locução. A principal habilidade que desenvolvi foi falar de forma mais pausada, o que melhorou muito minha comunicação”, disse Júlia. Júlia desenvolveu um trabalho para divulgar e conhecer os Jogos Universitários de Goiás (JUGS). Ela entrevistou membros da Atlética de Comunicação da PUC Goiás, buscando entender como os atletas se envolvem e contribui com a Matilha.
O técnico do laboratório Nilson de Paula explicou sobre o funcionamento do estúdio. “A prioridade para utilizar o estúdio é da turma que está em horário de aula, para o processo de produção e edição dos conteúdos. Para aqueles que desejam utilizar o estúdio em outros horários, é necessário entrar em contato comigo para agendarmos um horário, garantindo que o funcionamento do laboratório seja prático e dinâmico.” Nilson também destacou a importância de os alunos se familiarizarem com o funcionamento do equipamento, como mixers de áudio e programas de edição, já que esses são recursos frequentemente utilizados por profissionais no mercado de trabalho. “A ideia é que o aluno não apenas use o estúdio, mas que entenda o processo completo de produção, desde a gravação até a edição final, assim como aconteceria em um ambiente profissional.”