sábado, 19 de abril de 2025
InicialReportagens

Aula inaugural discute conexões e estratégias de comunicação

Evento dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda debate possibilidades de mercado

Convidados durante a roda de conversas

Por Guilherme Ferreira e Nathane Ribeiro
Supervisão: prof.ª Gabriella Luccianni

Verdade e transparência são imprescindíveis para conectar marcas com pessoas. Essa é a opinião dos palestrantes da Aula Inaugural dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da PUC Goiás, realizada no dia 17/3, no Teatro do Campus V. Os expositores foram a sócia da Kasane Comunicação, Ana Paula Ramos, o fundador da Enredo Branding Innnovation, Ciro Ribeiro, e a co-fundadora da Targ Comunicação Integrada, Juliana Perez Teles.

Formada em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Comunicação Aplicada, Ana Paula destacou a importância da proatividade, da uma comunicação aberta com o público e do networking na área em que se pretende atuar.

A jornalista Juliana Telles lembrou das aulas de assessoria de imprensa na faculdade, quando a professora da disciplina mostrou a agenda de papel e disse que para fazer assessoria é preciso ter contatos, se relacionar. Especialista em Assessoria de Imprensa e Marketing de Influência, hoje ela trabalha com influencers para aumentar a visibilidade de seus clientes.

Caio Ribeiro explicou que a curiosidade é uma estratégia. “A curiosidade é o que move o mundo. Quando mais uma pessoa se apresentar curiosa, de forma genuína, é mais atrativa para as empresas”. Ele também comentou sobre a ampliação do mercado proporcionada pela internet, que dispõem de inúmeros canais para trabalhar, como o Instagram e o LinkedIn. 

Ana Paula acredita que o mercado publicitário deve crescer e explorar o digital. “Tem muitas oportunidades para trabalhar, mas faltam pessoas querendo trabalhar e terem sangue nos olhos. O mercado está aberto, mas falta gente comprometida.” 

Juliana Telles ressaltou as mudanças na área da comunicação. “Eu vejo que acontece uma transição e, atualmente, a comunicação tem muitas possibilidades. Na minha época, ou você fazia imprensa ou assessoria. Hoje, com o YouTube e as redes sociais, a comunicação empresarial cresce muito mundialmente. Em Goiás, é um momento de adaptação na transição.” 

A estudante de Publicidade e Propaganda, Noemy Moreira, destacou que a aula foi um momento descontraído e inspirador. “O evento teve assuntos interessantes. Os palestrantes falaram das próprias experiências e suas estratégias, trazendo inspiração”.

A estudante de Jornalismo, Júlia Gonçalves, gostou do tema do evento. “A assessoria é um mercado que devemos conquistar desde a faculdade, aprendendo a fazer networking, conhecer as empresas. Achei importante a fala da Juliana sobre o trabalho dela com os influenciadores no meio jornalístico, que é algo que vemos pouco.” 

Leia mais:

Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda realizam Aula Inaugural sobre Comunicação Estratégica