Por Sara Soares
Supervisão: prof.ª Gabriella Luccianni
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade acadêmica obrigatória para a finalização da graduação, como previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). No curso de Jornalismo, o desenvolvimento do TCC ocorre nos dois últimos semestres, nas disciplinas TCC 1 e TCC 2.
Segundo o regulamento de TCC, cada disciplina conta com quatro horas/aula semanais, em encontros remotos, previamente agendados entre o aluno e o professor orientador. As orientações podem acontecer de forma individual ou em grupo, dependendo da modalidade escolhida. Quando feito em grupo, o número máximo de integrantes é quatro e a avaliação do desempenho de cada aluno é feita de maneira individual.
O TCC pode ser desenvolvido nas modalidades de monografia, artigo científico ou projetos experimentais, que incluem produções como documentários, podcasts, revistas, foto-documentários e produtos digitais. Independentemente do formato escolhido, todos os trabalhos precisam apresentar uma reflexão teórica sobre o Jornalismo, como prevê o regulamento.
Novas regras e suporte institucional
Em 2022, o regulamento do TCC passou por uma reformulação para se adequar à legislação do ensino superior, que permite até 20% da carga horária na modalidade a distância. A coordenadora e professora do curso, Sabrina Moreira de Moraes, explica que essa mudança trouxe mais flexibilidade para os alunos.
“Nessa modalidade, o aluno ganha a possibilidade de acompanhar o material disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de encaixar os horários de orientação de acordo com a sua disponibilidade”, destaca.
A escolha do orientador também leva em consideração o tema escolhido pelo estudante e a área de formação do professor. “Tentamos conciliar a área que o aluno deseja desenvolver com a formação e atuação profissional do professor orientador”, afirma Sabrina.
Além das orientações e da plataforma virtual, a instituição oferece suporte técnico nos laboratórios de informática e audiovisual, além de disponibilizar equipamentos para gravação e edição, mediante agendamento prévio.
Experiência dos estudantes

A estudante Giovanna Lyssa compartilhou que um dos aspectos mais animadores para ela é o apoio recebido dentro da faculdade, especialmente de seu orientador.
“O que mais me anima nesse processo é receber o apoio que eu estou recebendo dentro da faculdade. Meu orientador, Rogério Borges, me faz sentir muito livre e autônoma para desenvolver o meu TCC da forma que acredito. Ele não censura minhas ideias, pelo contrário, as expande e me ajuda a pensar ainda maior. Eu achei que, em algum momento, alguém poderia me dizer para diminuir o projeto, mas ele sempre me incentiva a seguir em frente. Isso me deixa muito feliz.”
Ela também destaca a importância desse momento em sua vida acadêmica e profissional. “Estou realizando um sonho de verdade! Sou a primeira da minha família a fazer faculdade e estou cursando algo que amo. Me sinto realmente universitária, com bons colegas e professores. Esse momento é mais um passo para a realização do meu sonho de ser independente e ter uma carreira no jornalismo.”
Sobre o futuro do seu TCC, Giovanna já tem planos de transformá-lo em um projeto profissional. “Meu TCC é um projeto que eu já sonhava antes da faculdade, e ele se encaixou perfeitamente nessa etapa. Com certeza, pretendo empreender e torná-lo um trabalho profissional, talvez até meu principal trabalho. Essa é a oportunidade de inovar na comunicação e contar com um orientador experiente faz toda a diferença para que o projeto continue e cresça.”

Já Aldeane, que está no início dessa fase do curso, sente uma mistura de alívio e nervosismo. “Começar essa fase do curso me traz uma sensação de alívio misturada com um certo nervosismo. Depois de anos de aprendizado, é o momento de ver tudo o que aprendi se concretizando em um trabalho final. Ao mesmo tempo, é uma fase de reflexão sobre o que fui capaz de realizar até aqui.”
Ela também se sente animada com a possibilidade de concluir algo inteiramente seu, mas reconhece a pressão envolvida. “O que mais me anima é a possibilidade de concluir algo com minhas próprias ideias e dedicação. Porém, o que mais me preocupa é a pressão para entregar um trabalho de alta qualidade, que represente tudo o que estudei ao longo do curso.”
Além disso, Aldeane já pensa no potencial do seu TCC para se transformar em algo maior. “Já pensei em transformar meu TCC em um artigo ou até mesmo um projeto profissional. Acredito que o conteúdo tem potencial para ser expandido e pode ser útil para outras pessoas. Mesmo sendo um tema sobre o qual se fala muito, acho que ele ainda não é explorado como deveria. Essa pode ser uma boa oportunidade para despertar mais interesse no assunto.”