domingo, 20 de abril de 2025
InicialReportagens

Guia do calouro: como aproveitar a experiência universitária na PUC Goiás 

Fachada do Campus V da PUC Goiás. Foto: Sofia de Araújo.

Por Marianna Moreira, Mateus Werner e Sofia de Araújo

Supervisão: prof.ª Gabriella Luccianni

Entrar na faculdade é um sonho para muitos jovens, mas também pode ser um grande desafio. Para os calouros de Jornalismo da PUC Goiás, a vida universitária vai muito além das salas de aula e das provas. Durante os próximos quatro anos, eles terão a oportunidade de viver uma experiência completa, que envolve aprendizado acadêmico, vivências práticas e interação com diferentes projetos da universidade.

Andressa Pereira Santana, de 18 anos, caloura do curso de Jornalismo, compartilhou suas primeiras impressões sobre a PUC Goiás. Ela explica que sua escolha pela universidade foi motivada pelos valores da instituição. “Quando eu estava pesquisando por uma universidade, eu queria uma que tivesse valores semelhantes aos meus e que tivesse um bom nome no mercado de trabalho, o que facilitasse minha empregabilidade. A PUC se encaixou nesses critérios, então foi a minha escolha.” 

A universidade possui diferentes oportunidades. Mas como aproveitar tudo isso? Nesta matéria, apresentamos um guia sobre as principais iniciativas oferecidas pela PUC Goiás aos estudantes de Jornalismo, desde a Atlética até a Agência Experimental, passando pelo Centro Acadêmico e outros espaços que fazem toda a diferença na trajetória universitária. 

Atlética Matilha: diversão e união no Campus

Atlética Matilha. Foto: Elson Lopes.

A Atlética de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da PUC Goiás é um dos principais pontos de encontro para os estudantes da área. Presidente da Matilha, Andressa Vasco, explica que as atléticas têm grande importância na vida universitária. “Elas são responsáveis por promover não apenas socialização e eventos, mas também ações sociais para a sociedade. A Atlética ajuda a desenvolver a proatividade dos estudantes, oferecendo oportunidades de aprender a lidar com pessoas e trabalhar em equipe, além de proporcionar uma vivência prática em várias áreas, como organização de eventos, marketing e até ações voluntárias”, afirma a estudante.

A participação na Atlética pode ocorrer de diferentes formas. Vasco conta um pouco da sua trajetória: “Eu comecei no departamento de esportes, passei pela direção-geral e atualmente estou na presidência. Cada função me ajudou a me desenvolver em diversas áreas.” 

Os benefícios para os estudantes vão além da socialização. “Participar da Atlética traz muitos benefícios, como o desenvolvimento de habilidades em comunicação, finanças e gestão de projetos. Além disso, as atléticas promovem ações sociais, como arrecadação de alimentos, voluntariado em hospitais e também nos ajudam a aprender a lidar com a burocracia envolvida na organização de eventos”, explica Andressa Vasco.

Os calouros podem se envolver ao participar de eventos e até mesmo assumir cargos dentro da Atlética. Para acompanhar tudo o que a Atlética de Jornalismo promove, basta seguir suas redes sociais.

Andressa Santana, caloura do curso de Jornalismo, falou sobre suas primeiras experiências com as iniciativas acadêmicas. “Eu sempre tive muita expectativa e a recepção foi bem legal. O pessoal da Matilha veio até a sala para nos recepcionar, explicar como surgiram, para que servem e o que promovem. Mesmo não conhecendo a Atlética do meu curso especificamente, já sabia um pouco do que se tratava, o que me deixou bem animada.” 

Centro Acadêmico: a voz ativa dos estudantes

Espaço físico do Centro Acadêmico de Jornalismo da PUC Goiás. Foto: Marianna Moreira.

O Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor) é fundamental na defesa dos direitos dos alunos e na organização de eventos que envolvem toda a comunidade acadêmica. Presidente do Centro Academico de Jornalismo Joãomar de Carvalho Brito, Felipe Reges, compartilha a importância do C.A. “O papel do Centro Acadêmico de Jornalismo é dar voz aos estudantes e defender suas causas, especialmente nas questões burocráticas da faculdade, como matrícula e mensalidade. Além disso, atuamos junto com outros centros acadêmicos e com o Diretório Central, buscando soluções e levando as demandas dos estudantes para a coordenação, a direção do campus e a reitoria. Nosso trabalho é representar os alunos de forma ativa e eficaz”, explica Felipe. 

O presidente também destaca a importância da participação ativa dos estudantes. “A melhor forma de se envolver é aproveitando os eventos promovidos não apenas pelo Centro Acadêmico, mas também pelo Observatório, pela coordenação do curso ou até mesmo por algumas disciplinas específicas. Esses momentos são ótimos para perceber o que pode ser melhorado e identificar o papel do Centro Acadêmico. Assim, conseguimos tratar as demandas de forma séria e buscar as soluções mais eficazes para os estudantes.”