quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
InicialNotícia

Curso de Jornalismo promove conferência online com pesquisadores da Universidade de Lisboa

Jornalistas discutiram sobre a utilização das redes sociais como fontes de informação

Print de tela da conferência online com pesquisadores da Universidade de Lisboa.

Por Núbia Nunes

“Os impactos das redes sociais no Jornalismo contemporâneo”, conferência online promovida pelo Observatório de Mídia da PUC Goiás, discutiu os desafios de utilizar as mídias digitais como fontes. O evento contou com a presença de Paulo Martins, jornalista português e professor da Universidade de Lisboa, e Lourdes Souza, jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade de Lisboa.

Doutor em Comunicação, o professor explicou que o uso de declarações, imagens e vídeos publicados nas redes sociais como fontes tem se tornado cada vez mais frequente na elaboração de matérias jornalísticas. Diante desse cenário, jornalistas encontram desafios em noticiar assuntos relevantes. “Não é porque está nas redes sociais que deve ser notícia”, afirmou Martins.

A avaliação do interesse público, o cuidado com a privacidade de possíveis vítimas e suspeitos e a verificação das fontes e informações são fundamentais para não disseminar notícias falsas. De acordo com o professor, é importante ter empatia para noticiar acidentes, como o da Boate Kiss, no Brasil, em que antecipadamente os dados das vítimas foram divulgados.

Com base nos dados pesquisados no mestrado, Lourdes Souza comentou sobre como as imprensas brasileira e portuguesa usam as plataformas digitais para a busca de informações. “As mídias sociais têm sido utilizadas como inspiração ou complemento na formação de notícias, não se tem um uso massivo, integral, global.”

A pesquisadora analisou o jornal O Globo e a Revista Veja, do Brasil, e o jornal O Público e a revista Visão, de Portugal. No total, foram 70 edições de março de 2022. O resultado mostrou que apenas 306 peças jornalísticas utilizaram fontes de informação de mídias sociais online.

Em meio ao mar de conteúdo digital, a pesquisadora considerou que os jornalistas possuem papel fundamental na análise mais completa dos temas da sociedade, visto que novas ferramentas exigem um maior aprofundamento da informação. Os conceitos clássicos do Jornalismo dão o norte da atualidade, mas é preciso realizar novos estudos para suprir as demandas que estão surgindo com as transformações na comunicação.

Ao final da conferência online foram levantados questionamentos dos universitários de Jornalismo da PUC Goiás. “Gostei de perceber que a Lourdes, na pesquisa dela, traçava um paralelo de revistas e jornais de Portugal e do Brasil, e ela percebeu similaridades entre os veículos e as mudanças para atender essa nova era”, ressaltou a estudante Giovanna Lyssa.