quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
EntrevistaInicialTCCS

“Caminhos do Sertanejo: a música que move o Brasil”

Trabalho de Conclusão de Curso produzido por Diego Itacaramby aborda trajetória de novos cantores sertanejos

Formando Diego Itacaramby. Foto: Arquivo pessoal.

Por: Emanuella Messias.

A música sertaneja foi declarada Patrimônio Cultural Goiano em 2022, mas, há anos, cantores da região e de diversas outras parte do Brasil chegam a Goiás na tentativa de construírem suas carreiras artísticas. Em busca dos sonhos, esses novos cantores desejam sucesso e reconhecimento. Esse é o tema central do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante de Jornalismo, Diego Itacaramby, que produziu o documentário  “Caminhos do Sertanejo: A música que move o Brasil”.

O formando escolheu o assunto por gostar de música sertaneja e ter o desejo de registrar histórias dessas pessoas, na forma de entrevistas e depoimentos gravados em formato de documentário. Segundo Diego, uma música pode ficar famosa de repente, por isso, o trabalho servirá como um memorial da trajetória dos cantores antes da popularidade. A produção e direção foram realizadas pelo estudante, que também contou com a edição e gravação de Julia Almeida e imagens de drone de Adriel Santos.

O planejamento do TCC começou em 2023, através de reportagens e produções que via na TV Globo, no Globo Repórter, quando mostravam os bastidores de cantores sertanejos, a exemplo da produção do Caldas Country. Diego já tinha as fontes de informação em mente, mas agregou outras que conheceu por meio do Instagram e até mesmo no Uber, quando o motorista dizia ser cantor. Ele aproveitou todas as oportunidades para marcar e gravar as entrevistas. “Cada mês foi um processo diferente”, conta.

Uma das principais dificuldades enfrentadas na produção foi o gerenciamento de tempo devido à correria da rotina. “Saí do processo de estágio, agora sou contratado e tenho as demandas da faculdade e os extras do TCC”, explicou Diego.

O documentário contou com auxílio da orientadora, professora Déborah Borges, formada em jornalismo pela UFG e doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Ela, assim como outra professora, Eliani Covem, estarão presentes no dia da apresentação do documentário. “São professoras referências no curso de jornalismo da PUC Goiás e são importantes para mim”, comenta Diego. Além delas, a diretora de jornalismo da TV Anhanguera, afiliada da rede Globo no estado de Goiás, Brenda Freitas, também comparecerá no dia.

O formando diz ter colhido de aprendizado a logística, de antecipar o que pode para conseguir organizar tudo à tempo. Além disso, aprendeu a persistir no tema e na vida. “Os meus entrevistados falam justamente disso, da persistência para alcançar seu sonho.”

A apresentação do TCC, documentário feito por Diego Itacaramby, será na quarta-feira (11/12), às 10h45, na Escola de Direito, Negócios e Comunicação da PUC Goiás, no Câmpus V.

Gravação para o documentário. Foto: Júlia Almeida.