domingo, 20 de abril de 2025
Notícia

Minicurso oferece orientações para a produção do TCC

Afinidade com o tema, formação do orientador e definição do objeto de estudo foram algumas dicas dadas pelas palestrantes

Por Mateus Werner e Natália Breseghello (alunos da disciplina Comunicação na Web sob supervisão da professora Gabriella Luccianni)*.

Print do site do Repositório Acadêmico Institucional da PUC Goiás

Desmistificar e tornar mais acessível o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Esses foram os objetivos do minicurso “TCC Sem Drama”, realizado pelas professoras Návia Regina da Costa e Rosemary Francisca Neves, no Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás. Elas apresentaram diretrizes claras e concisas para ajudar os alunos a estruturarem melhor suas ideias, garantindo que o projeto seja desenvolvido com eficiência e menos ansiedade.

Escolha do tema: afinidade e interesse

Um dos pontos centrais discutidos na palestra foi a escolha do tema do TCC. Ao contrário do que muitos pensam, essa escolha não deve ser um processo forçado ou aleatório, mas algo que “escolha” o aluno. Durante a graduação, o estudante percebe que tem afinidade com determinados assuntos. Isso facilita o desenvolvimento do trabalho, pois o aluno se sente mais confortável e motivado a pesquisar sobre algo que lhe desperta interesse.

A afinidade com o tema impacta diretamente a qualidade da pesquisa. Além disso, as palestrantes frisaram a importância de escolher um orientador que compartilhe do mesmo interesse pelo tema. Um orientador com vasta experiência ou conhecimento no assunto é capaz de oferecer orientações mais precisas e ajudar a evitar erros comuns que surgem durante a pesquisa.

Delimitação do problema de pesquisa

Após a escolha do tema, o próximo passo é a definição do problema de pesquisa. Muitos estudantes enfrentam dificuldades em refinar sua pesquisa e acabam deixando o problema muito amplo, o que pode desviar o foco do trabalho. No minicurso, foi destacado que, para que o TCC seja bem-sucedido, é necessário “estreitar” o problema, ou seja, delimitá-lo de forma que se torne específico e claro.

Isso permite que o aluno trabalhe dentro de um escopo mais manejável, focando em um ponto específico a ser explorado e analisado. “É delimitando até você encontrar o seu tema dentro do tema você vai pensar, o problema não é o que que eu quero pensar necessariamente dentro desse tema? Então esse é o problema”, explica Navia da Costa.

A recomendação foi evitar generalizações e temas vagos que tornam o TCC algo superficial. Um problema de pesquisa bem definido permite um foco preciso e claro, facilitando não apenas o desenvolvimento do conteúdo, mas também a construção de um argumento lógico e bem fundamentado.

Estruturação e planejamento

Outro ponto fundamental abordado no minicurso foi a estruturação do TCC. Os palestrantes frisaram a necessidade de um planejamento detalhado e bem estruturado, destacando que a organização é um dos pilares para evitar estresse e problemas futuros. O processo começa com a elaboração da matriz do projeto, que servirá como um guia para o desenvolvimento do trabalho.

Essa matriz, ou plano preliminar, é essencial para nortear o aluno desde a introdução até a conclusão. Ela contém os pontos-chave que deverão ser desenvolvidos ao longo do trabalho, incluindo uma visão clara de como as etapas da pesquisa serão conduzidas. Um bom planejamento reduz a quantidade de revisões e correções de rumo ao longo do processo, evitando que o estudante se perca ou tenha que refazer grandes partes do trabalho.

Definição do objeto de estudo

Paralelamente à delimitação do problema de pesquisa, a palestra também destacou a importância de definir o objeto de estudo. Esse deve ser algo que tenha uma relação direta com o problema definido e que seja passível de análise ao longo do TCC. Escolher um objeto de estudo relevante não só facilita a análise e o desenvolvimento do trabalho, mas também garante que o TCC traga uma contribuição válida para o tema estudado.

Nesse sentido, a escolha do objeto de estudo deve ser feita com base em sua capacidade de enriquecer o conteúdo e fornecer dados ou informações que ampliem a compreensão do tema. Se o problema de pesquisa é a pergunta central, o objeto de estudo é a entidade ou fenômeno que será examinado para responder a essa pergunta. A escolha de um objeto mal delimitado ou pouco relacionado ao problema de pesquisa pode comprometer o desenvolvimento do trabalho e dificultar a coleta de dados ou a formulação de conclusões claras.

Orientação e feedback constante

A relação com o orientador foi destacada ao longo da palestra como um aspecto fundamental para o sucesso do TCC. O orientador não é apenas uma figura de autoridade, mas sim um guia que deve auxiliar o aluno a permanecer no caminho certo. Manter uma comunicação constante com o orientador, receber feedbacks regulares e implementar as sugestões é essencial para garantir que o trabalho siga a direção correta e atenda aos padrões acadêmicos.

O orientador pode ajudar a identificar falhas no raciocínio, problemas metodológicos ou incoerências que o aluno, por estar imerso no projeto, pode não perceber. Além disso, essa relação de proximidade entre orientador e aluno facilita a superação de dificuldades, sejam elas teóricas, práticas ou até mesmo emocionais. O suporte contínuo, tanto na elaboração quanto na revisão do trabalho, é o que muitas vezes evita que o TCC se torne um processo desgastante e cheio de incertezas.

Repositório Acadêmico Institucional

Na PUC Goiás, os TCCs são arquivados no Repositório Acadêmico Institucional. Para pesquisar trabalhos de qualquer curso de graduação, basta acessar a página: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/.

*O conteúdo produzido e publicado no Impressões é resultado de um processo de aprendizado pedagógico dos estudantes do curso de Jornalismo da PUC Goiás.