Educação deve andar de mãos dadas com a inovação, afirma pedagoga Claúdia Silva

Por Jheniffer Soares, Mariana Ferreira e Izadora Jaime.

Os alunos de hoje têm características diferentes que podem gerar desconforto ou resistência por parte dos educadores. Essa avaliação é da pedagoga e empreendedora na área de treinamento e desenvolvimento de metodologias corporativas, Cláudia Souza Silva, que realizou palestra sobre “Webinar: a gestão da educação no cenário atual”, no Congresso de Ciência e Tecnologia e Inovação da PUC Goiás, no dia 18 de outubro, em parceria com o Sebrae. A professora e coordenadora do curso de Administração da universidade, Gisely Jorge Mesquita, mediou o debate, transmitido pelo canal da PUC Goiás no Youtube.

Silva explicou a importância de compreender as necessidades dos estudantes e de se adaptar às novas metodologias e dinâmicas fundamentadas no conhecimento científico. “A escola precisa entender que nós vamos ter que andar de mãos dadas com essa inovação…”, afirmou a palestrante.

A palestrante destacou a importância de discutir questões de equidade e acesso à educação, com uma defesa de um sistema educacional mais inclusivo e diversificado. De acordo com ela, o aprendizado deve ser contínuo, baseado em fontes científicas, em contraponto às informações rápidas e superficiais que predominam nas plataformas de mídia social.

Para a pedagoga educadores devem atuar em coordenação para criar aulas mais envolventes e eficazes. Segundo ela, é essencial promover mudanças no sistema educacional, reconhecendo as desigualdades existentes e o impacto que elas têm sobre professores e estudantes. Esse contexto revela o quanto o debate educacional tende a ser simplista, enquanto as questões sociais que o cercam são complexas.

A palestrante abordou também os desafios enfrentados pelo sistema educacional, como os processos longos de contratação, contratos desatualizados e a pressão constante por produtividade, especialmente diante dos avanços tecnológicos. Ela destacou sua crença no poder do esforço coletivo e na importância do apoio mútuo para construir uma sociedade mais ética e comprometida com a educação de qualidade.

Evento

O X Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação ofereceu uma variedade de atividades e experiências acadêmicas de formas presencial e híbrida, promovendo maior acesso e participação aos estudantes. Organizado pela PUC Goiás, o evento mobilizou alunos e professores de 14 a 19 de outubro, com palestras, exposições e apresentações de trabalhos.