InicialNotícia

Palestra aborda reflexões indispensáveis para a formação universitária

Professora Sofia Ornelas estimulou estudantes a refletirem sobre o motivo de estarem na universidade.

Captura de tela da palestra "10 Reflexões indispenáveis na formação universitária", transmitida no canal da PUC Goiás no Youtube.

Por Eduarda Joice e Paulo Henrique de Souza.

A professora da Faculdade de Direito da UFG, Sofia Alves Valle Ornelas, compartilhou conhecimentos essenciais para os universitários ao longo de sua jornada acadêmica. A palestra foi realizada pelo canal da PUC no Youtube, durante o Congresso de Ciência e Tecnologia, no dia 17 de outubro, com a mediação do professor Gil Cesar Costa de Paula (PUC Goiás) e contou com um público de 504 ouvintes.

Doutora em História pela UFMG, Ornelas explicou a importância de os acadêmicos refletirem sobre a vivência de estar dentro de uma universidade. “O que estamos fazendo aqui e para que estamos aqui? Por que estamos enfrentando tantas dificuldades para se obter um diploma?”, questionou.

A docente esclareceu que a palavra “reflexão” foi escolhida em consideração ao pensamento iluminista em termos de reflexão crítica, pois a palestra não foi direcionada a listar coisas a serem feitas ou mesmo a construir um checklist. “A ideia de reflexão crítica foi trazida pelos iluministas na segunda metade do século XVIII e a sua busca não diz respeito a uma ideia pronta e acabada, mas sim à ideia da construção da crítica racional”, argumenta.

Em citação a Immanuel Kant, a docente disse que as respostas não estão nas autoridades ou naqueles que vão dizer o que é certo, mas sim na busca reflexiva ao nos questionarmos o porquê das coisas. Assim, é possível construir um raciocínio propriamente crítico.

Sofia conduziu os estudantes a alguns questionamentos: “O que essa universidade me oferece ou pode oferecer?” “O que uma formação universitária pode oferecer?”. De acordo com ela, a universidade tem dois propósitos fundamentais: preparar o indivíduo para a vida profissional, por isso é chamada de curso superior; e ser um centro de conhecimento seguro, pois é fundamentado, muitas vezes, tem base empírica e é capaz de transformar a realidade.