InicialNotícia

Feira de oportunidades: Goiás Social conecta estudantes a chances de emprego

“Sem trabalho não há desenvolvimento e crescimento”, avalia o coordenador do curso de Ciências Econômicas da PUC Goiás, Gesmar José Vieira

Estudantes da PUC Goiás participam da Feira de Empregabilidade V de novembro

Por: Anna Clara Teles, Ana Luiza Fernandes e Mariana de Aguiar.

A Feira de Empregabilidade V de novembro foi uma das atividades do X Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás, no dia 17 de novembro. Organizado pelo curso de Ciências Econômicas, o evento teve a presença do Goiás Social, com o programa ‘Central Mais Emprego’ da Secretaria de Estado da Retomada. Os estudantes interessados em empregos e estágios receberam ajuda para se cadastrarem no site do programa e receberem as oportunidades de acordo com seu perfil.

O coordenador do curso de Ciências Econômicas, professor mestre Gesmar Vieira, destacou o intuito da atividade. “O nosso objetivo é cadastrar o máximo de alunos possíveis que necessitam de estágio e trabalho porque, sem isso, não há desenvolvimento, não há crescimento e não há como comprar as coisas. […] E também facilitar o acesso do aluno ao mercado de trabalho para os estudantes que não têm tempo para saírem procurando uma vaga”. Vieira ressaltou a importância do estágio durante a graduação, pois além de ser remunerado, é uma parte essencial do aprendizado.

O professor de marketing e administração, Celso Orlando Rosa, explicou que o evento mostra aos estudante a quantidade de empregos disponíveis atualmente. Ele também demonstrou preocupação a respeito da relação dos jovens com o cenário profissional, principalmente com o avanço da Inteligência Artificial. “Eu vejo, depois de 46 anos na minha área, que há uma geração hoje afastada do mercado de trabalho. […] Se não estudar, se não tiver conteúdo, o mercado de trabalho não ‘quer saber’. […] Porque a inteligência artificial vai ‘tomar conta’”.