InicialNotíciaObservatório de Mídia

Livros da Coleção Observatório de Mídia da PUC Goiás estão disponíveis para download gratuito

Os três livros já publicados pelo Observatório de Mídia da PUC Goiás, numa parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG), estão disponíveis para download gratuito. Esta é uma iniciativa que vem contribuindo para o debate de temas contemporâneos da Comunicação e do Jornalismo, sobretudo em um momento histórico de tantas transformações impactantes nesta área, graças ao advento cada vez mais veloz de novas tecnologias. Todos os volumes contam com a organização dos professores doutores Rogério Borges, coordenador do Observatório de Mídia da PUC Goiás, e Luiz Antônio Signates. Ambos são docentes do curso de Jornalismo da PUC Goiás e do PPGCOM/UFG.

O primeiro volume, Comunicação em Tempos Dúbios: Construção de Sentidos e Discursos na Era das Fake News, da Pós-Verdade e das Encenações Midiáticas, traz reflexões sobre as teorias e epistemologias da Comunicação diante dos desafios trazidos pela propagação das notícias falsas e das narrativas enganadoras em diversos espaços sociais, da política à saúde pública. Na obra, conceitos fundamentais, como o de verdade e objetividade, são esmiuçados em capítulos escritos por pesquisadores que se debruçaram sobre tais temáticas. Além disso, há diversos estudos de caso que apresentam exemplos muito cristalinos sobre como a mídia em geral tem se colocado diante dessas novas questões tão sensíveis. Este livro está disponível abaixo:

O segundo volume da coleção, intitulado Centralidade da Comunicação: Esforços Teóricos e Novos Cenários Comunicacionais, defende, entre outras teses, a inserção da Comunicação como uma ciência básica tardia. Este status se deve ao fato de os processos comunicacionais serem cada vez mais fundamentais não só em seu próprio campo de estudo, mas também em diversos outros, uma vez que as ferramentas atuais de produção, difusão e consumo de conteúdos, sobretudo jornalísticos e de entretenimento, integram o cotidiano da esmagadora maioria das pessoas, sem que elas tenham as devidas bases para calcular potenciais positivos ou perigos que tal acesso proporciona. No livro, artigos de docentes e discentes de diferentes instituições debatem teórica e metodologicamente essas novas configurações comunicacionais, trazendo casos concretos em que tais questões surgem em forte evidência. A obra pode ser acessada abaixo:

Por fim, o terceiro volume, chamado Tempestade Perfeita: Os Desafios da Democracia e da Comunicação em Contextos Turbulentos, é formado por um conjunto de análises sobre pontos muito atuais no mundo contemporâneo, como o papel dos algoritmos no consumo da informação nas redes sociais, o funcionamento e as potencialidades da Inteligência Artificial e os sentidos distópicos que o avanço acelerado das tecnologias tem propiciado à sociedade. Entre os capítulos deste volume, há um assinado pela professora Lúcia Santaella, uma das pesquisadoras mais renomadas internacionalmente quanto a temas ligados aos impactos das tecnologias na Comunicação. O livro pode ser baixado aqui:

Um quarto volume, que irá tratar de Educomunicação e Educação Midiática, já está em fase final de preparação. Ele terá nove capítulos, assinados por pesquisadores e professores da PUC Goiás, UFG, UnB e Universidade de Sorocaba, abordando diversos aspectos do desafio de educar, principalmente crianças e jovens, para um mundo cada vez mais digital e comunicacional. Em breve ele também estará disponível para download gratuito aqui na Agência Impressões.