InicialReportagens

Estudantes de Jornalismo participam de programa do Instituto FALA!

O instrutor Luiz Felipe Liazibra ensinou como Ferramentas Google podem ser utilizadas no Jornalismo.

Oficina do Instituto FALA! em parceria com a Google News Initiative realizada para alunos de jornalismo da PUC Goiás. Foto: Luanna Mendes

Por Luanna Mendes.

Em parceria com a Google News Initiative, o Instituto está promovendo gratuitamente o “Rede de Treinamentos FALA!”, programa de formação para jornalistas, destinado a qualquer pessoa da área que queira receber os treinamentos oferecidos, seja uma redação, estudantes ou jornalistas freelancers. O programa conta com aulas presenciais e virtuais sobre as Ferramentas Google e ainda oferece videoaulas sobre jornalismo de causas, como o jornalismo antirracista, a importância dos dados para o jornalismo local e atuação jornalística diante das emergências ambientais.

Durante três horas, o instrutor do Instituto FALA!, Luiz Felipe Liazibra, realizou uma oficina para os alunos do terceiro ao sexto período de jornalismo da PUC Goiás sobre as Ferramentas Google, algumas delas já conhecidas por eles, mas com funcionalidades que vão além de uma simples pesquisa e muitas vezes passam despercebidas pelos acadêmicos.

Também jornalista e cientista político, Luiz Felipe ensinou dicas valiosas aos estudantes sobre as ferramentas Google Search, Google Trends, Google Maps, Google Acadêmico, Google Earth Studio e sobre como realizar uma busca avançada na plataforma, ferramentas capazes de auxiliar os futuros profissionais em suas pesquisas. O instrutor destacou a relevância das ferramentas apresentadas para o jornalismo e a importância de saber utilizá-las com responsabilidade a fim de se obter resultados confiáveis.

A oficina contribuiu significativamente para a formação dos estudantes, que se mostraram interessados e tiraram dúvidas durante toda a apresentação. “Foram apresentadas ferramentas muito úteis, com o diferencial de mostrar na prática como aplicar, além disso, feito a partir da visão de um jornalista, e não somente de uma pessoa de TI que não está vinculada com a profissão (de jornalista)”, disse o aluno participante João Victor Galvão.

Outro participante da oficina, Guilherme Ferreira, comentou que com certeza utilizará as ferramentas tanto para a faculdade quanto para o trabalho. De acordo com ele, suas ferramentas favoritas foram o My Maps, que dá ao usuário o poder de construir seu próprio mapa, possibilitando uma explicação detalhada e sem distrações de algum acontecimento que se deu em mais de um local. Ele citou o exemplo de um jornalista que utilizou a mesma ferramenta para sinalizar uma localização durante a enchente que ocorreu no Rio Grande do Sul no início do ano e como esse feito deu mais credibilidade à notícia.

Guilherme também destacou o Google Trends, ferramenta que mostra as pesquisas dos usuários em tempo real. Ao utilizar essa ferramenta, nós, jornalistas, ficamos sabendo sobre o que os leitores se interessam e podemos criar pautas a partir disso, fazendo com que a gente se aproxime mais da realidade do leitor, além de nos ajudar a entender como a sociedade está reagindo a um determinado evento, como um debate político”, acrescentou.

O programa Rede de Treinamentos continua até novembro desse ano com sua equipe de instrutores especializados. As inscrições podem ser feitas por meio do site do Instituto. Não deixe de conferir!

Quem é Luiz Felipe Liazibra?

– Mora no Distrito Federal;

– Cientista político;

– Jornalista;

– Pós-graduado em Direito Constitucional;

– Começou sua carreira no jornalismo na Rádio Senado, com matérias veiculadas na Voz do Brasil e no jornal matinal Conexão Senado;

– Foi um dos selecionados da Jornada Galápagos de Jornalismo e também do programa Geração Juventudes, produzido anualmente pelo Canal Futura;

– Atualmente trabalha no Instituto FALA!.