Por Guilherme Ferreira.
A Estação Saúde Animal, inédita nesta edição da Jornada da Cidadania da PUC Goiás, está oferecendo os seguintes serviços: doação de animais, vacinação contra a raiva, orientações e exames. A estação estará disponível até o fim do evento.
Para a doação de animais, o interessado precisa passar por uma análise de perfil e assinar o termo de compromisso. De acordo com Maria Ivete, coordenadora da estação, a análise é importante para saber se a pessoa que se disponibiliza a adotar quer mesmo o animal. A análise também busca saber se o pet estará em boas mãos. Os animais são doados já vacinados e vermifugados.
Além da doação de animais, a estação realiza a vacinação contra a raiva animal gratuitamente. O tutor necessita somente do cartão de vacinação do animal e se caso não o tiver, o cartão é criado no local. A vacinação é importante, visto que a doença pode ser transmitida para um humano, tendo uma letalidade de aproximadamente 100%, de acordo com o Ministério da Saúde.
A estação está orientando ainda sobre zoonoses, cardiopatia e câncer de mama animal, doenças que nem todos têm a consciência que os animais podem sofrer. Além das orientações, estão sendo realizados exames físicos, de imagem e de sangue nos animais. Andréa Teles levou o seu gato de 14 anos para a estação e o animal foi diagnosticado com uma infecção dentária. Foi recomendado à tutora a consulta a uma especialista para o felino.