Por Gabriella Serrano e Lais Queiroz
A Estação Cerrado é parte da programação da Jornada da Cidadania 2024, que ocorre até às 17h desta sexta (24). Evento realizado no Centro de Convenções da PUC Goiás, a programação conta com diversas atividades gratuitas que proporcionam à comunidade a oportunidade de explorar a cultura do estado de Goiás. Situada no Memorial do Cerrado, a Estação Cerrado oferta oficinas de produção de rapadura, farinha e beiju, e de cerâmica.
A professora Ludimília Justino de Melo Vaz ressalta que as atividades presenciais oferecem uma experiência diferente aos visitantes. “A Jornada da Cidadania é um evento que vem acontecendo há vários anos. Neste ano, ela é presencial, então isso é uma vantagem muito grande porque as pessoas podem interagir, ver, participar de oficinas e minicursos. Isso é muito importante”, destaca.
A professora explica ainda o papel social do evento. “É uma troca. Eu acho que nesse momento, que as pessoas estão vindo aqui, não estão só apreciando. É também um aprendizado. A gente busca através das oficinas essa interação com o público pra mostrar aquilo que essas diversas culturas do Brasil, especialmente aqui do Cerrado, oferecem, o que elas produzem e pensar um pouco sobre essa produção”, pontua.
Jeison da Silva Moraes, professor da rede municipal de Aparecida de Goiânia, enfatiza que a Jornada da Cidadania possibilita aos alunos conhecerem o Cerrado. “É um espaço muito importante para eles conhecerem o Cerrado, ter um conhecimento para além da escola. Muitos não têm oportunidade de visitar um espaço como esse. Como professor, é uma gratificação trazê-los aqui para eles viverem essa área”, compartilha.
A Estação Cerrado oferece apresentações feitas, por exemplo, pelas Fiandeiras de Goiânia, pelo Grupo de Catira, por duplas sertanejas e uma representação com atores na vila cenográfica. Além disso, são ofertadas oficinas de fuxico, sustentabilidade, brincadeiras circenses, pintura corporal e muito mais.
Fotos: Sarah Marques e Gabriella Serrano