Reportagens

ENEJor 2024 discute educação midiática e políticas públicas

Palestra virtual abordou o panorama atual das políticas públicas voltadas para a educação midiática.

Profa. Dra. Maria Elizabete Antonioli, Mariana Ochs, Gerson Cruz e Mariana Filizola.

Por Gabriella Serrano

O 23° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (Enejor) tratou do tema “Educação midiática e políticas públicas: o necessário e o possível” em uma mesa realizada nesta quinta (25/04). A palestra reuniu Mariana Ochs, coordenadora do Educamídia – Instituto Palavra Aberta; Mariana Filizola, coordenadora-geral de Educação Midiática na Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República e Gerson Cruz, diretor do Sistema Sagres de Comunicação. A mediação foi realizada pela Profa. Dra. Maria Elizabete Antonioli, da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).

Mariana Filizola destacou as frentes de atuação da SECOM da Presidência da República em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) e traçou um panorama geral das políticas públicas voltadas à educação midiática na atualidade. Ela frisou que a temática é prioritária e importante no contexto das mídias sociais.

Além disso, Mariana Ochs comentou sobre as estratégias possíveis para alcançar a educação midiática. A palestrante ressaltou a necessidade de aprender a lidar com o ambiente digital e evidenciou ainda o panorama normativo favorável, as oportunidades e os desafios em torno da temática. Mariana enfatizou que a educação midiática deve ser um esforço de vários setores da sociedade.

“A educação midiática precisa ser um esforço multissetorial. A gente precisa de políticas públicas, de pesquisa, de currículos referência, de oferta de materiais, treinamentos, de programas avulsos e a gente precisa de legislação, precisa de regulação dos ambientes digitais. A gente percebe que esse precisa ser um esforço conjunto de vários setores da sociedade e a gente vai então estabelecer parceria em várias frentes para dialogar com esses vários atores”, afirmou.

Gerson Cruz compartilhou o caso de transformação da Sagres, veículo que migrou dos conteúdos factuais e agora tem a educação como tema central. Além disso, ele apresentou o Sagres Educa, projeto do Sistema Sagres de Comunicação que reúne plataforma digital, materiais didáticos e produção audiovisual, considerando os novos contextos de ensino remoto e híbrido.

Realizado pela Abej e pelo curso de Jornalismo da PUC Goiás, o Enejor 2024 tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O evento ainda conta com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), Centro Universitário Sul-Americano (UNIFASAM), Observatório de Mídia da PUC Goiás, Livraria Palavrear, restaurante Fogão Caipira, TV Anhanguera, Jornal O Popular, G1 Goiás e CBN Goiânia.