InicialNotícia

ENEJor realiza lançamento de 11 livros

Evento terá participação presencial e à distância dos autores.

Lançamento de livros.

Por: Lara Fagundes.

Nesta quinta-feira (25), a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo irá lançar 11 livros. Com organização da vice-diretora científica da Abej, professora Dr.ª Tatiana de Carvalho Duarte, e do professor Dr. Rogério Borges, o lançamento acontece às 18h, no térreo da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás e integra a programação do ENEJor 2024.

A ação, que tem como parceira a livraria Palavrear, apresenta obras que permeiam a Comunicação Social. “São livros que falam do jornalismo, que falam da comunicação, que falam de como essa área do conhecimento está inserida na sociedade e os seus desafios do presente e do futuro”, contou o organizador do evento, Rogério Borges.

Além de professor, Rogério Borges é autor e assina dois dos livros lançados nesta quinta. Um deles, intitulado Tempestade Perfeita, é uma colaboração com o também professor Dr. Luiz Signates e tem edição do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFG. O exemplar é o terceiro volume de uma coleção produzida pelo Observatório de Mídia da PUC Goiás e trata do jornalismo na contemporaneidade. Conheça um pouco mais sobre esse e os livros a serem lançados no evento:

Da incerteza como princípio: Jornalismo, democracia, decadência da verdade, por João Figueira – Quinto livro sobre jornalismo publicado pelo professor Dr João Figueira, onde ele aprofunda suas reflexões sobre as características da comunicação na contemporaneidade.

Da incerteza como princípio – João Figueira.

Olhares literários: por Suyanne Tolentino de Souza e Paulo Roberto Ferreira de Camargo – Coletânea de textos escritos pelos alunos de Jornalismo da PUCPR.

Contar para viver: por Rogério Borges – Fruto de um projeto de pesquisa realizado na PUC Goiás, propõe reflexões sobre os processos de produção de obras biográficas e autobiográficas.

Tempestade perfeita – por Luiz Signates e Rogério Borges – Análise dos impactos das inteligências artificiais, algoritmos e outros mecanismos da era digital no exercício da comunicação.

Teorias do jornalismo e experiências profissionais: múltiplas perspectivas, por Leonel Aguiar e Ana Paula Goulart de Andrade – Produto da colaboração de 17 autores que analisam as práticas jornalísticas no sistema democrático.

Descolonizar pelo afeto: por Pollyana Ferrari – Uma iniciativa de educação midiática em um contexto de descolonização, onde o oprimido assume o protagonismo da narrativa.

Ciências sociais e humanidades e a interdisciplinaridade – por Alexandre Augusto Cals e Souza – Destina um olhar mais profundos às experiências em pesquisa, tanto quanto os desafios e inovações encontrados nas pesquisas interdisciplinares.

Na TV e em outras telas – por Ariane Pereira, Edna Mello, Cristiane Finger, Cárlida Emerim. Décimo sétimo volume da Coleção Jornalismo Audiovisual, produzido com a colaboração de 49 pesquisadores dedicados ao telejornalismo.

Telejornalismo em mutação: rupturas e permanênciaspor Ariane Pereira, Edna Mello e Iluska Coutinho – A obra apresenta o telejornalismo que transcende a veiculação de informações, impondo-se como um meio de produção de sentidos.

Press and censorship in Brazil – por Sílvio Henrique Vieira Barbosa e Luiz Henrique de Castro Pereira – Uma abordagem do jornalismo brasileiro em um contexto de censura e repressão.

Ensino de Jornalismo e Legislação Educacional – por Maria Elisabete Antonioli – Um estudo do curso de Jornalismo no Brasil, com ênfase na criação do curso e de suas Diretrizes Curriculares.