InicialObservatório de Mídia

Ciclo de Debates do Observatório de Mídia e LED aborda temas relevantes para sociedade

Debatedores discutem Comunicação e Direito no evento promovido pelo Observatório de Mídia da PUC Goiás e LED

Na segunda-feira, 25 de setembro, os alunos de Jornalismo se uniram à Liga de Estudos em Direito para participarem do Ciclo de Palestras do Observatório de Mídia da PUC Goiás / LED, que teve como tema Os Discursos Jornalísticos na Cobertura de Questões Jurídicas e Direitos Ligados à Comunicação.

O evento, realizado no Campus V da PUC Goiás, contou com três debatedores no período da manhã e três no horário noturno. Os participantes expuseram dilemas da atualidade e como podemos trabalhar para melhorar estas questões. Com mediação do professor Rogério Borges, do curso de Jornalismo, os pesquisadores Fernanda Borges (Direito) e Luiz Antônio Signates (Jornalismo), que integraram a mesa nos dois turnos, além dos professores José Eduardo Barbieri (Direito) e coordenador do LED, e Enzo de Lisita (Jornalismo), abordaram vários aspectos dessa relação tão próxima, mas nem sempre tão pacífica, entre Comunicação e Direito.

Estudantes de Jornalismo e de Direito no Ciclo de Debates do Observatório de Mídia / LED

O professor Luiz Antônio Signates falou da importância de regular as novas plataformas midiáticas, como as chamadas Big Techs, e do perigo que elas podem causar caso não sejam regulamentadas. O professor Enzo de Lisita comentou sobre o que seria censura ou não nestas novas regulamentações e deixou claro que não há outro caminho a não ser a regulamentação.

Já a professora Fernanda Borges provocou a turma a pensar se é necessário essa exposição midiática das decisões judiciais, dando o exemplo de países nos quais os membros da Suprema Corte não estão sob os holofotes com tamanha intensidade. Por sua vez, o professor José Eduardo Barbieri ponderou sobre a importância crucial de que o Jornalismo acompanhe as questões jurídicas como forma de promover cidadania.

A equipe dos monitores do Observatório de Mídia, Luís Fernando Nascimento e Catarina Coelho, bateram um papo com os professores Fernanda Borges e Luiz Antônio Signates sobre os temas apresentados, confiram!

O Observatório de Mídia da PUC Goiás e a LED agradecem aos docentes palestrantes, que muito contribuíram em suas pontuações, e a todos que estiveram presentes.