quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Ponto de VistaReportagens

Influencer Thais Midori explica como o k-pop e as novelas coreanas transformaram sua vida

Midori em Seul, capital da Coreia do Sul. Fonte: @midorithais no Instagram.  

Por Luanna Mendes


Nascida em São Paulo, Thais Midori, 29, é criadora de conteúdo e influenciadora digital. Filha de mãe japonesa e pai brasileiro, ela leva uma “vida mestiça” desde que nasceu. Influenciada pela cultura da mãe, sempre gostou de consumir conteúdos asiáticos, como animes, mangás, músicas etc. Aos 12 anos, teve seu primeiro contato com a cultura coreana, por meio do k-pop e das novelas coreanas, que logo se tornaram seus principais interesses.


No final do Ensino Médio, Midori percebeu a dificuldade para ter acesso ao entretenimento coreano no Brasil e decidiu trazer mais desse conteúdo ao país. Fez seu primeiro intercâmbio para a Coreia do Sul em 2016 e postou toda a experiência em seu canal do Youtube, que leva seu nome, “Midori”. No vídeo abaixo, ela mostra o apartamento de 4 m² em que morou na Coreia do Sul! Dá uma olhada:

Fonte: @MidoriThais no Youtube.

Nesta entrevista, ela conta como se tornou a maior influenciadora sobre k-pop e dramas coreanos do Brasil e hoje tem a oportunidade de trabalhar com artistas que ama e admira. Confira:

O que te motivou a criar seu canal no Youtube?

Midori: Eu sou uma pessoa que gosta muito de Youtube, sempre fui bem antenada no assunto e percebi que na época existiam pouquíssimas pessoas que falavam sobre Coreia. Era um nicho bem pequeno e eu via que, por exemplo, no Youtube dos Estados Unidos, muita gente fazia já e aí me deu a vontade de fazer também.


Por que você decidiu fazer intercâmbio na Coreia do Sul?

Midori: Eu decidi fazer intercâmbio na Coreia do Sul principalmente porque eu era e ainda sou muito fã de k-pop e novelas coreanas. Eu acompanho k-pop desde 2006 e os doramas desde 2009. Desde então eu tive muita vontade de vivenciar aquilo que eu via nos doramas, por isso, fui atrás de um intercâmbio e consegui, através da minha faculdade que tinha uma bolsa pra Coreia do Sul na época. Eu consegui essa bolsa parcial que me ajudou muito, porque (o intercâmbio) é algo muito caro. E aí eu fiquei durante um ano lá.


Quando você percebeu que valia a pena investir e focar na criação de conteúdo para a internet? 

Midori: Quando começaram a vir pessoas pedindo publicidade, marcas vieram me patrocinar para fazer viagens e no começo a gente não entende muito e acaba fazendo (as publicidades) de graça mesmo kkkk, mas depois que a gente vai tendo experiência, aprende que aquilo é realmente um trabalho. Hoje em dia isso é mais claro, mas, na época, em 2015/2016, não era. A partir dessas oportunidades, vi que isso poderia ser meu trabalho e dá pra viver disso super bem, posso continuar investindo nessa profissão. Apesar de ter concluído a faculdade de Arquitetura e Urbanismo, eu nunca atuei na área porque optei pela vida de criadora de conteúdo.


Midori e um de seus grupos de intercâmbio para a Coreia do Sul. Fonte: @midorithais no Instagram.


Qual a experiência mais legal seu trabalho como influenciadora digital te proporcionou? 

Midori: Primeiro, acho que foram as entrevistas com os artistas coreanos, quando eles vêm para o Brasil ou quando estão na Coreia e querem se promover para o público brasileiro. Nós somos chamados para fazer vídeos com eles, tirar fotos, fazer dancinha pro TikTok, e eu sempre achei isso tudo super legal. E, além disso, as viagens patrocinadas também foram grandes experiências. A primeira viagem (patrocinada) que fiz foi em 2017, pelo Governo Coreano, que estava promovendo o Turismo na Coreia do Sul e convidou vários influencers do mundo todo. Por último, fiz uma parceria com a agência de viagens World Study, em que a gente levava grupos de pessoas para a Coreia do Sul duas vezes por ano. Se não fosse meu canal, minha profissão, nada disso teria sido possível.


Midori e o grupo de k-pop Pentagon. Fonte: @midorithais no Instagram

Quais os aprendizados mais importantes você teve durante esse processo de trabalhar com a internet?

Midori: Eu sinto que fiquei madura muito mais rápido do que eu teria ficado se tivesse continuado na minha outra área. Lidar com o público de forma tão direta me fez ter um toque de realidade, porque quando eu estava na minha escola, faculdade, eu vivia na minha bolha, e, quando comecei a produzir conteúdo pra internet, conheci todo tipo de gente e isso fez amadurecer meus pensamentos. Eu acho que eu seria uma pessoa completamente diferente hoje em dia se não tivesse essa minha experiência na internet. Eu sou muito mais compreensiva e empática e antes eu não fazia tanto isso.


Que conselhos você dá para os amantes da cultura sul-coreana que também sonham em fazer intercâmbio na Coreia do Sul?

Midori: Pesquisar muito e ser bastante organizado, porque todo intercâmbio tem um processo de documentação muito burocrático. Existem várias formas de ir para a Coreia do Sul com bolsas que muita gente nem tem o conhecimento, por isso é importante ir atrás e pesquisar, ser organizado para não perder os prazos, pois é um processo que pode levar meses. Se planejar bem é o ideal.